Título: Mota: Rio alcançará São Paulo
Autor: Sabrina Lorenzi, Daniele Carvalho e Carolina Quint
Fonte: Jornal do Brasil, 14/01/2005, Economia, p. A17

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Humberto Mota, destacou ontem que o estado do Rio ''caminha para se tornar, em cinco anos, um dos principais exportadores do país'', encostando no Estado de São Paulo.

- Temos uma base exportadora muito ampla. Acredito que, com isso, o Rio se consolidará entre os maiores exportadores do país nos próximos cinco anos - avaliou.

O secretário ressaltou importantes vantagens do estado, como as estruturas ferroviária, rodoviária, aérea e de telecomunicações, que segundo ele, ''dão um bom suporte logístico para as exportações''.

Em 2004, o estado do Rio exportou US$ 7,1 bilhões e importou US$ 6,9 bilhões. Segundo Mota, mais de 50% das vendas ao exterior são referentes a produtos como gás e petróleo. No entanto, o secretário enfatizou a importância da produção fluminense de peças automotivas, plástico, chassis de ônibus e caminhões, bebidas, aço e ainda de produtos do segmento vestuário.

Ele lembrou ainda a relevância da refinaria petroquímica da Petrobras que será instalada no Estado do Rio, para a produção de óleo diesel, nafta e derivados.

- A refinaria muda a planta de refino do país.

O secretário participou do Seminário Comércio Internacional - Os Mecanismos de Apoio ao Exportador.