Título: Zapatero inicia visita ao Brasil
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/01/2005, Internacional, p. A9

O primeiro-ministro espanhol, o socialista José Luis Rodríguez Zapatero, chegou ontem a Brasília para uma visita oficial de 48 horas no Brasil, como parte de uma viagem sul-americana, a primeira que faz, que inclui Argentina e Chile. O objetivo da viagem é impulsionar as relações políticas e econômicas com os países da região.

Acompanham Zapatero sua mulher, Sonsoles Espinosa, os ministros do Exterior, Miguel Angel Moratinos, e Indústria, Comércio e Turismo, José Montilla, e a secretária de Estado para a Cooperação Internacional, Leire Pajín. Ontem, o único compromisso do governante foi um jantar para oito pessoas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Granja do Torto.

Hoje, pela manhã, serão realizados os encontros oficiais com o presidente Lula, como a assinatura de compromissos, uma declaração conjunta à imprensa e um almoço oficial no Palácio Itamaraty.

O primeiro-ministro espanhol pretende discutir com Lula a situação do investimento espanhol no Brasil. A adoção de medidas na luta contra a fome e a pobreza (Brasil e Espanha fazem parte, junto com França e Chile, da Aliança contra a Fome) será outra questão debatida pelos dois governantes.

Além disso, os dois analisarão a operação da ONU para a estabilização do Haiti, da qual participam tropas espanholas e brasileiras.

À tarde, Zapatero segue para São Paulo, onde inaugura pela noite a nova sede do Consulado Geral da Espanha. O primeiro-ministro também pretende se reunir com representantes de empresas espanholas no país.

Amanhã, ele viaja para Buenos Aires. É a primeira visita de um chefe de governo espanhol à Argentina desde 1997.

A última etapa da viagem pela América do Sul será no Chile, onde o presidente Ricardo Lagos e Zapatero conversarão sobre algumas questões, como luta contra a fome, defesa do multilateralismo, reforma das Nações Unidas e a cooperação econômica entre os dois países.