Título: Sonda conquista maior lua de Saturno
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 15/01/2005, Internacional, p. A12
Primeiras fotos da misteriosa Titã são divulgadas
DARMSTADT, Alemanha - A Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) recebeu ontem as primeiras fotos da sonda Huygens. As imagens foram capturadas durante a descida da nave na atmosfera de Titã e após o pouso na maior lua de Saturno. As imagens e dados foram enviadas durante cinco horas pela nave-mãe Cassini. A chegada a Titã é parte de uma missão conjunta de americanos e europeus.
A ESA, por enquanto, dispõe de 350 imagens de Titã que mostram um ''mundo complexo e belo''.
O cientista americano Marty Tomasko, do laboratório lunar e do planetário da Universidade americana do Arizona, explicou que a primeira imagem em preto e branco foi feita a uma altitude de 16km da superfície de Titã.
- Nas primeiras imagens, vê-se a estrutura da superfície da lua e, na parte escura da direita, a presença de uma zona líquida na atmosfera que poderia ser como uma chuva de metano - disse o chefe da divisão de missões planetárias da ESA, Gerhard Schwehm.
Foram divulgadas outras duas imagens em preto e branco, uma conseguida a 8km de altitude e outra tomada diretamente sobre a superfície da lua. Nesta última, observam-se alguns corpos circulares claros que, segundo Schwehm, poderiam ser metano congelado sobre a superfície de Titã.
No entanto, será necessário esperar vários dias para que se possa saber com maior precisão o conteúdo e o significado das fotografias captadas.
A aterrissagem de Huygens, essencial para o êxito do projeto, demorou 140 minutos. Cientistas calculam que, durante a queda, a sonda possa ter enfrentado ventos de 500km/h e temperaturas de até 1500 graus Celsius. Próximo à superfície, a temperatura pode ter caído para 180 graus negativos.
A sonda Huygens, que segundo funcionários da ESA parece ter caído em uma superfície sólida, permaneceu em funcionamento mais de duas horas após tocar a superfície lunar.
- Podemos dizer que temos um sucesso científico - disse Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da ESA.
Além dos seis instrumentos científicos que medem os componentes da atmosfera de Titã, a Huygens transporta um gravador de som e uma lâmpada para buscar sinais de líquido na superfície. Titã é supostamente a única lua do Sistema Solar que tem uma atmosfera - e um céu amarelo. Esse astro é maior do que Mercúrio e do que Plutão.
A Huygens deve enviar mais 750 imagens e outras leituras científicas.
A missão, que custou US$ 3 bilhões, é um empreendimento conjunto das agências espaciais européia, italiana e americana. A nave foi lançada em 1997, do Cabo Canaveral, nos EUA, para estudar Saturno, além dos anéis, das luas e a magnetosfera do planeta.
Em dezembro, a nave Cassini liberou a sonda Huygens para uma viagem de três semanas na direção de Titã, que culminou com o pouso de ontem.
- Podemos olhar para o céu e, quando virmos Saturno, dizer: 'Fomos lá, deixamos nossa marca' - disse Carolyn Porco, líder da equipe de imagens científicas da Cassini. - Estou ansiosa por mais uma década de exploração, e isso é só o começo.- acrescentou
Os cientistas acreditam que as reações químicas orgânicas que ocorrem em Titã são semelhantes aos processos que deram origem à vida na Terra, 4 bilhões de anos atrás. Por isso, a análise delas poderia proporcionar as chaves para saber como surgiu a vida. A atmosfera de Titã é constituída de nitrogênio, metano e componentes orgânicos que estão reagindo constantemente.