Título: Rivais viram parceiros nos negócios
Autor: Julia Ribeiro
Fonte: Jornal do Brasil, 16/01/2005, Economia, p. A20
Construtores paulistas e cariocas se unem em empreendimentos no Rio e aquecem o setor
A antiga rivalidade entre paulistas e cariocas parece não contaminar o mercado imobiliário. Neste segmento, a rixa se transforma em harmonia e faz empresários registrarem - juntos - polpudos resultados no mercado de imóveis do Rio. Em 2004, a carioca RJZ aumentou em R$ 107 milhões seu faturamento, em grande parte devido à atuação em conjunto com seus pares paulistanos. - Apostamos nas parcerias com construtoras paulistas para projetos inovadores e criativos - destaca o presidente da RJZ, Rogério Zylbersztajn. - Em troca, elas aproveitam a experiência da construtora no mercado imobiliário carioca.
A RJZ e a paulista Klabin Segall firmaram parceria há um ano. Juntas, elas são as responsáveis pelo Grand Life, megaempreendimento em Botafogo, ao lado do cinema Estação, que marca pela inovadora área de lazer. Além das duas empresas, faz parte do empreendimento outra paulistana, a Cyrela.
Paulo Felice, diretor da Cyrela, confirma que as parcerias são sinônimo de sucesso.
- A cada ano, constatamos alta em volume de empreendimentos entregues - comemora.
Ele conta que a construtora paulista queria atuar no Rio e buscou uma empresa tradicional para trocar experiências e consolidar os investimentos.
- Para este primeiro semestre, estamos planejando, em parceria com a Cyrela, sete novos projetos - contabiliza.
No ano passado, as parcerias com as duas construtoras renderam à RJZ dez empreendimentos, o que ajudou a engordar o faturamento da empresa. Em 2004, a construtora vendeu R$ 276 milhões - o que equivale a 1.071 unidades -, mais do que o dobro registrado em 2003 (R$ 133 milhões).
Além da parceria nas contas com as construtoras paulistas, a RJZ investe na troca de experiência entre outros profissionais como engenheiros e arquitetos. Paulistas e cariocas trocam referências e tendências do mercado imobiliário.
- Os profissionais de São Paulo têm muito a oferecer. Isso porque, o mercado é extremamente competitivo - avalia Zylberzstajn.
O maior interesse das paulistas têm endereço certo: a Barra da Tijuca. No entanto, empreendimentos no Leblon e no Centro, em fase de revitalização, também estão na mira dos investidores.
- Acreditamos no Rio. Este ano foram quebrados alguns paradigmas. A renda per capita do carioca superou a do paulista, assim como o tempo de trabalho do carioca, de acordo com pesquisas (do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - aponta o sócio da RJZ.