Título: Confusão em contas irrita cliente da Claro
Autor: Marcela Canavarro
Fonte: Jornal do Brasil, 16/01/2005, Economia, p. A21

Faturas atrasadas, débitos repetidos, cobrança de tarifas não contratadas e impossibilidade de controle de gastos são problemas enfrentados por clientes da Claro nos últimos meses. A novela começou quando uma falha operacional atrasou a emissão de faturas em 90 dias. Segundo a empresa, 2% dos clientes pós-pagos, ou seja, cerca de 2,4 milhões de pessoas, foram atingidas.

A 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro já determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informe à Justiça todas as reclamações registradas contra a Claro nos últimos dois anos e as providências tomadas pela agência.

A Claro informou que o faturamento e a emissão das contas já foram regularizados e que há possibilidade de parcelamento e flexibilização de prazos.

O administrador de empresas Fernando Pereira, 35 anos, recebeu, mês passado, três faturas no total de R$ 2 mil. Ao questionar os valores, a operadora reconheceu que a cobrança estava errada e corrigiu para R$ 600. A Claro propôs parcelar a dívida através do cartão de crédito ou de uma financeira.

- Sou uma pessoa endividada por causa dos problemas da Claro. Para parcelar teria que pagar juros do cartão de crédito ou da financeira - reclama Fernando, que procurou o Prodecon para acionar a operadora na Justiça.

A advogada especializada em Direito do Consumidor Chris Mibielli ressalta que a empresa tem que oferecer formas de pagamento que não onerem o consumidor com juros.

Segundo a Claro, um acordo firmado com a operadora de cartão de crédito isenta o cliente de pagar juros desde que a parcela seja superior a R$ 30.