Título: Celulares brigam por lugar ao sol
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 16/01/2005, Economia, p. A22

Empresas de telefonia móvel como Oi, TIM, Vivo e Claro investem, juntas, cerca de R$ 100 milhões em ações promocionais

As operadoras de telefonia móvel estão fazendo de tudo para garantir o seu lugar ao sol neste verão. Somados todos os investimentos, empresas como Oi, Vivo, TIM e Claro estão apostando pesado com verbas que, juntas, ultrapassam os R$ 100 milhões neste início de ano. E a disputa por ilhas e desfiles de moda, além de um lugar nas mais concorridas praias do litoral brasileiro, está marcando a estratégia das principais companhias.

Depois de descobrir que a Oi teria uma ilha em Angra, no litoral fluminense, em parceria com Alexandre Accioly e Luciano Huck na chamada Ilha do Arroz, a TIM correu para não ficar atrás e conseguiu alugar a ilha que foi da Vivo no verão passado. Assim, o nome passou de Isla Vivo para Isolablu TIM (em português, Ilha Azul).

No mundo da moda, as coincidências continuam. No Rio, a Oi conseguiu desbancar a Vivo no patrocínio para o Fashion Rio este ano. Em São Paulo, a TIM reina sozinha no mais importante evento de moda, o São Paulo Fashion Week.

Correndo por fora, a Claro, com verba de R$ 25 milhões para este verão, decidiu apostar em uma novidade, o que se tornou a mais comentada no circuito Rio-São Paulo. A empresa, com a Siemens, alugou um navio cargueiro, de 107 metros de comprimento e 28 metros de largura, e o transformou num verdadeiro transatlântico com boate, restaurante e piscina.

O navio, chamado de Maré Claro by Siemens, está circulando, em alto-mar, pelo litoral Norte de São Paulo. O navio ficará ancorado, entre outros lugares, em Ilha Bela, litoral de São Paulo, onde a Tim tem arena com atividades esportivas. No fim deste ano, o navio da Claro e da Siemens vem para o Rio. Enquanto isso, a Vivo distribui brindes como cadeiras e barracas nas praias cariocas e paulistas.

O motivo da disputa bilionária é por um mercado que já soma mais de 100 milhões de clientes no país, de acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

- Procuramos eventos que fossem freqüentados por jovens de espírito, independentemente da idade. É muito importante ficar perto do público no verão, pois é quando as pessoas vivem um momento de lazer e queremos ter a marca associada a isso. Por isso, investimos R$ 25 milhões neste verão - disse Alberto Blanco, diretor de Marketing da Oi.

Felipe Baraona, diretor de marketing promocional da Vivo, concorda.

- Estamos aproveitando as ações de verão para estimular o uso de novos serviços da empresa. Como no ano passado tivemos uma ilha, este ano procuramos coisas diferentes. Temos uma identidade própria e não vamos atrás de nossos concorrentes - endossou Baraona.

Nas praias do litoral, a disputa fica por conta das arenas montadas pelas operadoras com lounge, esportes e patrocínios de campeonatos.

- Quando escolhemos os patrocínios não estamos pensando se os concorrentes já fizeram ou não. Todas as ações que a TIM desenvolve estão dentro do espírito da marca e consistentes com o foco da empresa, que elegeu a música como base de seus projetos de imagem neste verão - explicou o diretor de Imagem e Publicidade, James Rubio.

A Oi ainda patrocina campeonatos de skate na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio. Também na Lagoa, no Parque dos Patins, a Vivo patrocina uma série de shows musicais. Em Búzios o agito continua. A Oi patrocina campeonato de vela, classe Laser. A Vivo e a Claro também possuem ações com festas musicais e distribuição de brindes na cidade da Costa do Sol (antiga Região dos Lagos) em arenas especiais montadas para o verão.

- É como se estivéssemos consolidando nossa imagem tijolo por tijolo. Por isso, estamos em lugares onde há um público formador de opinião - comentou José Carlos Cinelli, diretor regional da Claro no Rio de janeiro.

Entre os shows, a Claro patrocina o Rio Claro de Verdade, na Marina da Glória. Bem perto, no Morro da Urca, é a vez da Oi, com o Oi Noites Cariocas. Ambos os eventos têm apoio da Siemens.

- Estamos investindo pesado neste verão. Ao mesmo tempo, estamos divulgando nossos novos aparelhos - endossou Fabiana Di Petta, gerente de marketing da Siemens.