Título: DER promete restaurar rodovias
Autor: Guilherme Queiroz
Fonte: Jornal do Brasil, 16/01/2005, Brasília, p. D4

Recuperação de quatro estradas em estado crítico deveria ter ocorrido em 2004, mas obras ficaram para este ano

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) entra em 2005 com uma missão que previa cumprir ainda no ano passado. O máximo que conseguiu fazer pelas quatro rodovias consideradas em estado crítico - a malha viária do DF é composta por 18 - foi proceder a consertos paliativos, com operações tapa-buracos. Para evitar que atinjam um ponto irreversível de degradação, o DER promete que duas delas, além de outras rodovias de grande circulação serão renovadas até o final deste ano. Para as obras, o DER conta com R$ 75 milhões previstos no orçamento deste ano. Das quatro rodovias que atingiram o limite da degradação, o órgão prevê a restauração total da DF-005 (ligação entre o Lago Norte e o Paranoá) e da BR-450 (Via Epia), antiga DF-003, federalizada em 2004. Nas outras duas estradas em estado crítico de conservação,a DF-150 (que liga o Balão do Colorado à Fercal) e na DF-180 (ligação entre Brazlândia e o Gama) as obras devem ficar para o próximo ano.

As obras de restauração de todas as rodovias, entretanto, estavam previstas para o ano passado. Segundo avaliações do DER, feitas em março de 2004, as quatro estradas precisam ser recapeadas a curto prazo porque suas bases de pavimentação começam a ficar expostas com a degradação do asfalto. Se forem danificadas, terão de ser refeitas, elevando os custos antes previstos, explica o diretor do órgão, Brasil Américo.

- Vamos continuar com as operações tapa-buracos nessas rodovias porque não temos intervenções previstas para este ano - diz Américo.

Assim, ainda em 2005, estão previstas a restauração da DF-005 e da BR-450. A via que liga o Lago Norte ao Paranoá, com 22 quilômetros de extensão, está com problemas nos acostamentos e o asfalto, esburacado. Parte das margens da pista foram tomadas pela terra que desce em enxurradas dos núcleos rurais.

O plano do DER, conta Américo, é duplicar a rodovia em toda a a sua extensão. Rodovia mais movimentada do Distrito Federal, com um movimento diário de 100 mil veículos, será totalmente restaurada e ganhará a terceira faixa.

- Conseguimos sensibilizar o governo federal no ano passado para assumir a rodovia. As obras serão feitas com 90% de recursos federais e 10% de contrapartida do DF - afirma Américo.

Entre as rodovias mais utilizadas pelos brasilienses, o Eixão e a Via Estrutural (no sentido Ceilândia-Plano Piloto) também devem ser restauradas esse ano.

No caso do Eixão, o DER aguarda parecer do Tribunal de Contas do DF autorizando a pavimentação com asfalto de borracha para serem licitadas. As obras da Via Estrutural - que já foram iniciadas no ano passado com a restauração do pista que leva a Ceilândia - conta Américo, devem começar a partir de abril, depois do fim das chuvas.

As duas rodovias em estado crítico (DFs 180 e 150) e as outras 14 estradas terão a manutenção feita principalmente pelas operações tapa-buraco. Para o concerto dos ''panelões'', que surgem em ritmo acelerado durante as chuvas desta época, o DER vai contar com R$ 3 milhões.

O montante das despesas é bem superior aos R$ 1,2 milhão gastos no ano passado, que se esgotaram ainda ainda no primeiro semestre, devido aos estragos causados pelo volume recorde de chuva que caiu no Distrito Federal nesse período.

- O maior inimigo da preservação das rodovias é a água. Esse ano teremos verbas suficientes para dar conta do recado - garante Brasil Américo.