Título: Informação chega só de motocicleta
Autor: Gustavo Igreja
Fonte: Jornal do Brasil, 16/01/2005, Brasília, p. D5

Se, para o rádio e para a TV, são os morros e a falta de antenas que impedem acesso à programação local, no caso dos jornais impressos é a distância que bloqueia as informações relativas ao DF. Os moradores há muito esperam por uma banca de jornal que nunca chegou à Fercal. Dono de uma microempresa de transporte, Valdeilson Souza, 29 anos, já tentou montar na região um negócio desses. Não deu certo. - Ninguém quer entregar nada aqui. Aí, sempre que tem um número bom de pedidos, eu vou à cidade e busco os jornais para o pessoal. Aos domingos é sagrado. Busco uns 50 exemplares de jornais variados. Mas a banca, mesmo, até hoje não demos conta - comenta ele que, de tanto ir à cidade, virou fonte oficial de informações para o povo de Engenho Velho.

Segundo o administrador da Fercal, Virgílio Macedo de Soares, já foi pedida à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorização para que sejam instaladas antenas de transmissão na área. Até lá, tudo continua no trabalho diário de boca a boca. Das ações de governo às informações diárias do DF.

- É um trabalho complicado, mas é o que temos. Criamos um conselho de moradores e é com eles que contamos para divulgar - conta.

O grupo, chamado Conselho Comunitário da Fercal, é formado por entre sete e dez moradores de cada vila da região, que trabalham como agentes propagadores de notícias. Às terças e quintas-feiras à noite, religiosamente, eles se reúnem para discutir questões importantes que dizem respeito à comunidade, como o risco de enchentes e campanhas de saúde.

- Esses membros do conselho são os multiplicadores da informação. Quando houve o surto de hantavirose, por exemplo, isso foi fundamental. Mas é claro que, se as pessoas tivessem acesso aos noticiários locais, que alertavam sobre o assunto todos os dias, seria muito mais eficaz e fácil o trabalho. Se as pessoas vêem, ouvem e lêem, assimilam muito mais. Essa gente ficou esquecida por muito tempo e estamos tentando mudar isso - explica o administrador.

Agora, na Administração Regional da Fercal, que fica na vila Engenho Velho, um computador conectado à Internet estará disponível para os moradores. Mas, conforme assume o próprio administrador, é pouco.