Título: Presidente da estatal alega divergência
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 20/01/2005, País, p. A3

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Jacinto Ferreira, nega qualquer irregularidade no balanço de 2003 da empresa. Segundo ele, o que existem são ''divergências contábeis'' entre os auditores e a área de contabilidade da empresa.

- O que há é uma questão de interpretação. A matéria é complexa - justificou Jacinto.

Funcionário da Conab há 32 anos, Jacinto garante que a empresa jamais realizou algum tipo de mudança no balanço para transformar prejuízo em lucro, conforme conclusão da auditoria. Segundo ele, as divergências quanto à dupla contabilização do ICMS em mais de uma conta da Conab são uma questão de interpretação que envolve data de lançamentos de operações financeiras.

- Os dois critérios, da auditoria e da contabilidade, chegam ao mesmo resultado em tempos diferentes. É questão de data de lançamento. No final, vai dar empate - garantiu Jacinto.

O presidente da Conab apresentou à reportagem do JB um ''Parecer da Unidade de Auditoria Interna'', que segundo ele aprova o balanço de 2003. O parecer é assinado por seis dos sete auditores que assinaram a Auditoria 014/2004, acusando a Conab de transformar prejuízo em lucro em seu balanço.

Segundo um dos auditores que assinaram Auditoria 014 e também o parecer apresentado por Jacinto, o documento foi assinado antes do término do trabalho da auditoria e não tinha a função de passar certidão negativa para as irregularidades encontradas na empresa. O parecer apresentado pelo presidente da Conab é de 8 de março de 2004. A auditoria é de 15 de março de 2004.

No parecer apresentado pelo presidente da Conab, os auditores dizem que as demonstrações financeiras do balanço de 2003 ''refletem adequadamente a situação financeira e patrimonial da companhia'', mas ao mesmo tempo alertam que devem ser ''observados os possíveis efeitos econômicos e financeiros dos fatos objeto'' de algumas notas explicativas e ''considerações objeto do relatório de Auditoria 014/04''.

Segundo um dos auditores que ajudaram a redigir a Auditoria 014/2004, as várias irregularidades na Conab podem ser constatadas por auditoria independente. Se for chamado a dar explicações à Polícia Federal e ao Ministério Público, este auditor promete revelar todas as irregularidades que acontecem dentro da empresa.