Título: Protocolo mantido, mesmo no frio
Autor: Arthur Ituassu
Fonte: Jornal do Brasil, 20/01/2005, Internacional, p. A10

A neve que começou a cair ontem na capital americana ameaça comparecer à cerimônia de posse de George Bush. Ao meio-dia, quando o presidente presta juramento para o segundo mandato ao ar livre, nas escadas do Capitólio, a previsão é de -2ºC, com sensação térmica de -6ºC, por causa dos fortes ventos. Meteorologistas não descartam a possibilidade de nevasca.

Mas Bush não se abala. Vai à cerimônia usando apenas terno e gravata. Depois, participa em um carro coberto, uma limousine, do desfile com mais de 10 mil músicos, que vão marchar até a Casa Branca. Mesmo com o frio, o público esperado nas ruas é de meio milhão de pessoas. Cada uma será submetida à revista de segurança e não poderá estar a menos de 6m do carro presidencial, para evitar ataques e incidentes como o de 2001, quando manifestantes jogaram ovos no veículo.

O tom da festa será o principal argumento da campanha eleitoral republicana: a guerra contra o terrorismo. ''Celebração da liberdade e homenagem às forças armadas'' foi o lema escolhido para a posse, uma evidência de que o posicionamento militar americano no Iraque e no Afeganistão ocupará um lugar central nas festividades.

Para a quinta à noite estão previstos nove bailes oficiais, cujos convidados terão seus nomes checados antecipadamente pelos serviços de segurança, a fim de evitar presenças indesejadas.

Uma das festas mais prestigiadas será o ''baile do comandante-chefe'', que reunirá 2 mil pessoas, quase exclusivamente militares recém-chegados do Iraque e do Afeganistão ou prontos para partir até os locais em conflito, assim como seus parentes.

Mas o baile mais disputado, o da Texas State Society's, ocorreu ontem. Não importa quem é o vencedor, sempre há festa. E como este ano era a comemoração da reeleição do texano, os convites foram disputados: mais de 125 mil pessoas para apenas 10 mil ''eleitos''. Bush e a mulher Laura foram à festa, que pede traje black-tie e bota de vaqueiro. A primeira-dama usou um vestido Oscar de la Renta.