Título: Brasileiro desaparece após ataque
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/01/2005, Internacional, p. A13

Insurgentes fizeram emboscada a carro de empresa britânica de segurança. Outros dois funcionários morreram

Um brasileiro, funcionário da firma de segurança britânica Janusian Security Risk Managment, desapareceu ontem no Iraque, depois de um ataque de insurgentes a um comboio de dois carros. A informação foi dada pela rede britânica BBC, citando o major Neal O'Brien, do Exército americano em Tikrit (Norte). No entanto, a empresa não confirma a nacionalidade do funcionário desaparecido.

No ataque, um britânico e um iraquiano foram mortos. O carro em que eles estavam sofreu emboscada de insurgentes, pela manhã, perto de uma estação de energia que estava sendo patrulhada pela firma, nas proximidades da cidade de Beiji (Centro).

Sem confirmação da identidade do seqüestrado, o Itamaraty encaminhou um pedido para que o Núcleo de Iraque da Embaixada do Brasil em Amã (Jordânia) investigue o caso.

A empresa se recusou a dar detalhes das execuções e do desaparecimento, até que as famílias das três vítimas sejam comunicadas.

Em uma declaração, David Claridge, gerente da Janusian, disse ''sentir muito pela perda dos colegas no Iraque'' e elogiou os esforços dos funcionários ''na reconstrução do país''.

A firma de segurança opera no Iraque desde abril de 2003, mês da queda do ex-presidente Saddam Hussein. Sua tarefa é oferecer proteção a diplomatas e funcionários de empresas estrangeiras e iraquianas contra ''terrorismo, violência política e crimes em série''.

Segundo Claridge, a Janusian está trabalhando com autoridades iraquianas para localizar o desaparecido.

A 12 dias das eleições gerais no Iraque, a violência continua também na capital e arredores. Cinco explosões de carros-bomba mataram pelo menos 27 pessoas e deixaram 23 feridas.

Quatro das explosões aconteceram num intervalo de 90 minutos. O primeiro carro-bomba foi detonado às 7h, próximo à Embaixada da Austrália, em Bagdá. Dois iraquianos morreram.

O ataque mais mortal aconteceu uma hora depois, quando 18 pessoas, inclusive cinco policiais, foram mortos perto do hospital Al Alahi, também no Centro da capital.

Às 8h15, uma nova explosão no aeroporto internacional a Sudoeste de Bagdá deixou dois seguranças mortos e três pessoas feridas. A quarta bomba explodiu 15 minutos depois, num campo de pouso, matando dois soldados iraquianos e dois civis. A quinta explosão aconteceu ao Sul de Bagdá e matou um policial.

Três dos quatro ataques em série foram reivindicados pelo terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi - principal inimigo dos EUA em liberdade no Iraque. Por sua captura, o Pentágono oferece US$ 25 milhões.

Na cidade xiita de Kerbala, foi detonado outro carro-bomba. Neste ataque morreu um guarda-civil morreu e outros dois ficaram feridos, segundo a rede de televisão Al Jazira.