Título: Polícia ocupa Rocinha com 700 homens
Autor: Ana Paula Verly
Fonte: Jornal do Brasil, 20/01/2005, Rio, p. A16
Secretaria de Segurança começa nova etapa de operações em favelas que podem contar até com forças federais
A Rocinha, maior favela da América Latina, foi o primeiro alvo do novo plano de ação da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Ontem pela manhã 700 policiais militares ocuparam a comunidade, seguindo o Plano 001. De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Hudson de Aguiar, as ações prevêem a participação de forças federais e vão continuar ao longo do ano. - Essa operação está atrelada a um plano maior da Secretaria de Segurança Pública, que vai reunir inteligência, massa e força, além do emprego das forças federais, caso necessário - anunciou o comandante, acrescentando que está prevista para o dia 24 mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada na Secretaria de Segurança Pública para planejamento de ações das forças estaduais e federais. Na incursão de ontem, sete pessoas foram presas, além de apreendidas 11 motos, um fuzil, uma granada M4, fogos, carregadores e munição e dois radiotransmissores.
- Estabelecemos esse alvo devido ao que vem acontecendo (troca de tiros entre facções). Buscamos tirar pessoas nocivas da comunidade - explicou o comandante, que considerou a incursão um sucesso.
- Não houve perda de policiais nem troca de tiros e nenhum inocente foi atingido.
A operação começou às 6h e contou com policiais de oito batalhões, além do Batalhão de Choque, do Batalhão de Operações Especiais, do Grupamento Especial Tático Móvel, do Grupamento Aeromarítimo e do Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RP-Mont). Foi preso o traficante Alessandro da Silva Martins, de 26 anos, o Quinho - um dos seguranças de Bem-Te-Vi, chefe do tráfico da favela -, com um um fuzil 762 HK G3 dourado, de fabricação alemã, e uma granada. No local também foram presos Fernando Ferreira de Lima, 22 anos, e um menor de 16 anos que se feriu com estilhaços da granada que lançou em direção aos policiais. Ele foi atendido no Hospital Miguel Couto e levado para a 15ªDP (Gávea). Com a dupla, havia dois radiotransmissores, fogos, carregador e munições.
A polícia ainda prendeu quatro bandidos foragidos: Francisco Assis Matos, 33, Orestes Ricartes Santos da Silva e Jaime Xavier Lima - que respondem por roubo - e Édson José de Aquino, 30, que responde por tráfico. Perto de Jaime, foi achada uma mochila com camisa e calça camufladas. Os presos e o material apreendido - que inclui 17 carregadores e 384 munições - foram levados para a 15ªDP (Gávea).