Título: Palestinos apresentam plano
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 21/01/2005, Internacional, p. A12

Objetivo é impedir ataques contra israelenses

GAZA - Autoridades palestinas apresentaram ontem a Israel um detalhado plano para a mobilização de forças de segurança em Gaza, visando a impedir ataques contra israelenses. No mesmo dia, o grupo militante Hamas anunciou suas condições para um cessar-fogo.

- Estamos prontos para mobilizar nossas forças a qualquer momento e esperamos a resposta de Israel ao plano - afirmou uma fonte de segurança palestina, depois de uma reunião de alto escalão, da qual participaram militares dos dois lados.

Em outro encontro, Mahmoud al-Zahar, um líder do Hamas, disse que Israel deve suspender todas as atividades militares no território, incluindo sobrevôos, abandonar os postos de checagem e libertar os presos palestinos.

O grupo dissera anteriormente que qualquer trégua deveria se basear em reciprocidade, mas o comentário de Zahar é o mais claro sinal até agora de que o Hamas está considerando o pedido do presidente Mahmoud Abbas.

O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, revogou na quarta-feira a suspensão dos contatos com os palestinos, depois que Abbas ordenou que as forças de segurança evitassem ataques contra israelenses.

Ontem, o Exército israelense reabriu o posto de controle de Abu Holi-Matahin, que fica no centro da Faixa de Gaza e separa a população do Norte e do Sul do território. Na sexta-feira, todos os postos de controle dentro da Faixa de Gaza foram fechados, depois que um ataque palestino matou seis civis israelenses.

A reabertura coincidiu com o início da Aid al Adha (a Festa do Sacrifício), uma das celebrações mais importantes do calendário muçulmano, na qual os palestinos se deslocam para cumprimentar parentes e amigos.