Título: Alta temporada de 60 dias
Autor: Benevides e Gustavo de Almeida
Fonte: Jornal do Brasil, 21/01/2005, Rio, p. A13

O carnaval precoce, logo no segundo fim de semana de fevereiro, está movimentando o mercado de agências de turismo e os órgãos públicos do setor. Além da idéia de Alexandre Sampaio, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio, que pensa em fixar uma data para o carnaval e não seguir a Quaresma, surge agora o projeto do secretário Sérgio Ricardo: a alta temporada de 60 dias. Como vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Turismo, Sérgio quer propor que as férias escolares se estendam até o fim de fevereiro, independentemente da data em que cair o carnaval.

- É um projeto bem mais viável. A maior parte da visitação está relacionada com família, com férias das crianças. Se conseguirmos a colaboração dos secretários de Educação de todos os estados, fica viável ter uma temporada mais forte, de 60 dias completos; no início do ano - explica Sérgio Ricardo.

O secretário vai insistir junto à Liga das Escolas de Samba para que seja organizado um desfile no meio de ano para estimular a visitação de estrangeiros.

- As férias no Hemisfério norte acontecem nos meses de agosto e setembro. Um desfile ajudaria a aumentar as taxas de ocupação. No Rio, esses dois meses ainda têm clima favorável aos turistas estrangeiros.

Este ano, a estimativa do setor turístico do Rio, segundo a Secretaria Especial de Turismo do município, é que até março 2,4 milhões de visitantes tenham passado pela cidade, gerando 1,7 bilhão de dólares na economia da cidade. Nas estimativas dos sindicatos hoteleiros, esse movimento de turistas vai causar um aumento de 10% na contratação de profissionais especializados na área, temporários ou não.