Título: Parceria de cidade com curso privado garante desempenho
Autor: Furtado, Antonio
Fonte: Jornal do Brasil, 01/04/2008, País, p. A5

São Paulo

O Vale do Ribeira, localizado na divisa entre São Paulo e Paraná, é conhecido não só por abrigar uma das maiores reservas remanescentes da Mata Atlântica do Brasil como também por possuir uma das menores médias dentro do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é baseado nos dados de educação e longevidade da população. Mas é exatamente de lá que começa surgir um dos maiores exemplos bem sucedidos em educação, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Após uma intensa reformulação, Sete Barras começa a escrever uma nova página não só em sua história como também na vida de cerca de 2 mil alunos. Com 14,5 mil habitantes, o município decidiu mudar sua trajetória na área de educação a partir de 2001.

A prefeitura buscou, principalmente, levar para as salas de aula método de ensino e material didático com conteúdo sólido.

A parceria com o Objetivo, que fornece material didático para os 2 mil alunos matriculados nas 15 escolas municipais de Sete Barras e suporte aos professores, é o componente fundamental dessa nova estratégia.

Apesar de todas as críticas em relação a "pasteurização" do ensino, o programa começou a ser implantado. Inicialmente, nas primeiras séries do Ensino Fundamental, até ser completada em todo o primeiro ciclo em 2005.

Avaliação

Durante as mais recentes provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) os resultados já mostraram que a cidade fez direito sua lição de casa. Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da cidade obtiveram pontuação entre 200 e 210 pontos.

¿ Em 2007 superamos o resultado obtido em 2005 e atingimos um patamar que estava projetado para alcançarmos só em 2019 ¿ afirma a secretária da Educação de Sete Barras Edna Erico Tanaka Kabata.

Desde 2002, a prefeitura fez uma parceria com a Faculdade de Registro para que os profissionais da rede pública da região pudessem obter a graduação essencial para o ensino. Além disso, todos os professores passaram por um treinamento para trabalhar dentro do Sistema Objetivo.

O conteúdo é igual ao utilizado nas escolas particulares da rede Objetivo. Os alunos utilizam seis cadernos por ano no infantil e oito livros por ano no ensino fundamental. No ensino médio, são 35 livros didáticos, oito cadernos, quatro de revisões e um de resumo.

¿ Tudo isso começou porque o colégio Objetivo teve um grande sucesso na formação de seus alunos ¿ afirma José Augusto Nasr, diretor da rede.