Título: Eficiência de redes de ensino é um "mistério"
Autor: Furtado, Antonio
Fonte: Jornal do Brasil, 01/04/2008, País, p. A5

Pesquisa mostra por que 37 cidades obtêm pontuação acima da média

Antonio Furtado

São Paulo

A palavra "capricho" intrigou as 18 pesquisadoras contratadas pelo Ministério da Educação (MEC) para descobrir por que 37 municípios, entre 2.346 distribuídos pelas cinco regiões do País, foram além da conquista de pontuação superior à média brasileira do Ideb ¿ Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (3,8 numa escala de zero a 10). Solidariedade foi outra palavra que as pesquisadoras também ouviram praticamente em todos esses locais.

O resultado desse trabalho de campo é a pesquisa Redes de aprendizagem ¿ Boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender, divulgada na última semana. A empreitada é fruto de parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o MEC, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Inicialmente, foram "peneirados" 103 do universo de 2.346 municípios. Depois, afunilou-se a pesquisa para os 37, de acordo com a representatividade regional e populacional e porque seu desempenho superou o de redes com condições socioeconômicas semelhantes, como alunos contemplados pelo Bolsa Família.

¿ Essas redes foram levantadas mediante cruzamento de um conjunto de estatísticas diferentes, de maneira que não se considerassem escolas localizadas em bairros de classe média, de cidades ricas ¿ disse Maria do Pilar Lacerda, secretária de Ensino Básico do MEC. ¿ Queríamos verificar porque escolas em condições adversas garantem aos alunos o direito de aprender. O capricho, que fez as pesquisadoras baterem cabeça, nada tem a ver com sofisticação ou luxo, mas expressa de forma singela o cuidado com que a escola e o professor são tratados.

Por solidariedade, entenda-se que se o aluno apresenta deficiência de aprendizagem ou o professor tem dificuldade em ensinar, procura-se construir uma rede de apoio ao seu redor.

¿ A pesquisa identificou práticas simples que têm como principal característica a constância na sua aplicação por escolas com profundo interesse pelo aprendizado de qualidade ¿ diz Maria do Pilar.

Decálogo

Depois de ouvirem pais, alunos, professores, funcionários e dirigentes da área educacional, as pesquisadoras do MEC/Unicef puderam compor um decálogo do sucesso no ensino básico desses municípios:

1) foco na aprendizagem; 2) consciência e prática de rede; 3) planejamento; 4) avaliação;5) perfil do professor; 6) formação do corpo docente; 7) valorização da leitura; 8) atenção individual ao aluno; 9) atividades complementares; e 10) parcerias.

Além desses dez fatores, o trabalho de campo também detectou outros aspectos considerados importantes mas citados por número menor de redes: acesso à educação infantil; interação com as famílias e a comunidade; respeito ao tempo escolar; infra-estrutura; perfil da direção escolar e plano de carreira, cargos e salários.

Maria do Pilar participou, junto com o ministro da Educação, Fernando Haddad, da cerimônia de adesão formal, assinada pelo governador José Serra (PSDB), do Estado de São Paulo ao Programa de Desenvolvimento da Educação lançado no ano passado pelo governo federal e que fixa metas e objetivos a serem cumpridos até o ano 2021.

¿ Este programa institui pela primeira vez uma política de Estado, e não de governo, para a Educação ¿ enfatiza Haddad.

Para o tucano Serra, o enfrentamento do desafio da educação "está acima das divergências políticas".