Título: Sindicato critica secretário e pede aumento de salários
Autor: Bellei, Carolina; Thurler, Fernanda
Fonte: Jornal do Brasil, 01/04/2008, Cidade, p. A7

A iniciativa do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, de pedir ajuda aos 26 estados do país no combate à dengue no Rio de Janeiro não foi bem aceita pelo Sindicato dos Médicos do Estado (Sindmed). Côrtes anunciou que pretende convocar mais 154 pediatras para trabalharem no atendimento a crianças com dengue no Estado e ofereceu alguns benefícios para os profissionais de fora do Rio. Para Jorge Darze, presidente do Sindmed, essa verba deveria ser revertida para melhorar os salários dos profissionais do Estado.

¿ O deslocamento desse médico de fora para o Rio de Janeiro vai implicar em uma despesa alta, o que é uma demonstração de que o governo tem esses recursos e, se tem esses recursos, por que não paga um salário decente para os funcionários do Rio de Janeiro, para que eles possam se incorporar à rede pública no atendimento à nossa população?

Benefícios garantidos

A Secretaria vai garantir transporte, hospedagem e o pagamento dos plantões dos pediatras de fora do Rio enquanto durar a epidemia. A convocação dos médicos do Rio será feita em parceria com a Sociedade de Pediatria, que vai organizar cursos de capacitação, elaborar critérios mínimos para a seleção dos profissionais e fornecer lista de pediatras com título de especialização.