Título: Ingrid precisa de transfusão de sangue urgente
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/04/2008, Internacional, p. 21

A refém mais "valiosa" das Farc, a política franco-colombiana Ingrid Betancourt, precisa com urgência de uma transfusão de sangue. Segundo a rádio Caracol, Ingrid está realmente muito doente e tem malária, leishmaniose e hepatite B.

O correspondente da rádio em San José del Guaviare ¿ capital do departamento de Guaviare, na selva, onde acredita-se que os rebeldes a estejam mantendo ¿ afirmou que, por causa da malária, Ingrid "precisa de uma transfusão urgente de sangue, que não pôde ser realizada".

A ex-candidata à Presidência colombiana "não foi levada a nenhum posto de saúde" da região, garante o jornalista. A versão vai contra as notícias de que ela foi internada em um centro médico no final de fevereiro, e que se recusa a tomar medicamentos. Segundo a rádio, é possível que Ingrid faça o tratamento em Guaviare, porque o departamento tem "todos os remédios" dos quais ela precisa.

De acordo com o correspondente, recentemente Ingrid tentou "escapar por um dos rios da região, o que dificultou o tratamento das três doenças". O profissional não revelou o nome de quem lhe passou as informações, mas assegurou ser "uma fonte de inteira credibilidade que teve contato direto com a guerrilha das Farc, justamente no local onde ela é mantida seqüestrada".

Ingrid Betancourt está em poder das Farc desde 23 de fevereiro de 2002, e é uma das 40 reféns que a guerrilha pretende trocar por 500 insurgentes presos em uma negociação de um acordo humanitário com o governo colombiano.

Ontem, em uma entrevista a Jô Soares, na TV Globo, o marido de Ingrid, Juan Carlos Lecompte, cobrou intervenção do presidente Lula na questão e assegurou que há pessoas interessadas em que a refém não seja libertada.