Título: Cientistas revelam mais seis genes ligados à diabetes
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/04/2008, Vida, p. A24

Traços tornam pessoas mais suscetíveis a apresentarem tipo 2 da doença

Cientistas americanos e europeus encontraram seis novos genes que tornam as pessoas suscetíveis a desenvolver diabetes do tipo 2, num estudo que, segundo eles, pode ajudar a prevenir e tratar a condição crônica.

A descoberta eleva o número total de genes ligados à doença para 16 e fornece dicas de como funcionam os mecanismos biológicos que controlam níveis de açúcar no sangue quando as pessoas ficam com diabetes do tipo 2.

¿ Nenhum dos genes que encontramos estava antes no pool já encontrado por pesquisadores de diabetes ¿ disse Mark McCarthy, pesquisador em diabetes da Universidade de Oxford, que co-liderou o estudo. ¿ Cada um desses genes, portanto, oferece novas dicas para o processo que desanda quando a diabetes se desenvolve, e cada um oferece uma oportunidade para a geração de novos métodos para tratar e prevenir a condição.

Danos

Os níveis de glicose no sangue de um diabético tendem a ser muito altos. Glicose demais no sangue pode prejudicar os olhos, rins e nervos, e levar à doença cardíaca, derrame e amputações.

O diabetes do tipo 2 responde por cerca de 90% de todos os casos de diabetes e é fortemente ligado à obesidade e sedentarismo. A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 180 milhões de pessoas no mundo têm diabetes ¿ um número que deve mais que dobrar até 2030.

No estudo publicado na revista Nature Genetics, cientistas de mais de 40 centros analisaram os dados genéticos de mais de 70 mil pessoas. A equipe revelou seis diferenças genéticas que, individualmente, aumentam discretamente o risco de uma pessoa ter diabetes. O perigo para as poucas pessoas que têm o infortúnio de nascer com as seis variações é de duas a três vezes maior do que o risco em geral, segundo McCarthy.

¿ Entendendo os mecanismos envolvidos na doença, podemos começar a lidar com eles de forma mais científica e sistêmica ¿ diz o cientista.

Uma das descobertas surpreendentes é a ligação entre a diabetes do tipo 2 e um gene chamado JAZF1, que os pesquisadores recentemente mostraram ter um papel no câncer de próstata.

Os pesquisadores acreditam que os genes ¿ que também incluem os CDC123-CAMK1D, TSPAN8-LGR5, THADA, ADAMTS9 e NOTCH2 ¿ estão envolvidos na regulação de várias células produtoras de insulina no pâncreas.