Título: Lula discute Venezuela com Uribe
Autor: Gisele Teixeira
Fonte: Jornal do Brasil, 19/01/2005, Internacioal, p. A12

mbora ausente da agenda oficial, a crise diplomática entre Bogotá e Caracas deve ser um dos assuntos principais da pauta do encontro dos presidentes do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, e da Colômbia, Alvaro Uribe, hoje, na cidade de Letícia, fronteira entres os dois países.

Lula já se ofereceu para mediar o atrito, mas espera um pedido oficial de pelo menos uma das partes. O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Alí Rodríguez, apóia a interferência e disse ontem, em Caracas, que ''tudo que os bons amigos'' dos dois países possam fazer para superar o impasse ''será bem vindo''.

A Venezuela cortou relações comerciais com a Colômbia e os dois países vêm trocando acusações desde que o dirigente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Granda, foi capturado em Caracas. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, diz considerar o incidente uma violação da soberania nacional do país e exigiu um pedido de desculpas de Bogotá.

De acordo com o Itamaraty, o encontro entre os dois presidentes faz parte da estratégia de priorizar a América do Sul no âmbito da política externa. Entre os temas a serem tratados estão a questão da segurança na região Amazônica, a integração física, os assuntos fronteiriços, além do comércio e investimentos. Também será dado início aos preparativos para a visita que o presidente Lula fará a Bogotá, no segundo semestre.

O encontro é o primeiro entre os dois presidentes na fronteira comum. A Colômbia é o mais populoso país da América do Sul após o Brasil. É membro da Comunidade Andina e importante parceiro comercial de Brasília.