Título: Prazo maior para estaleiros
Autor: Daniele Carvalho
Fonte: Jornal do Brasil, 19/01/2005, Economia, p. A18

Transpetro muda data de entrega de propostas para licitação de 22 navios

A Transpetro, subsidiária da área de transporte da Petrobras, comunicou ontem que ampliou de 31 de janeiro para 28 de fevereiro o prazo para entrega das propostas das empresas que desejam participar da pré-qualificação da construção de 22 petroleiros.

A decisão, de acordo com a subsidiária, foi tomada pela Comissão de Licitação do Programa de Expansão e Modernização da Transpetro, a pedido de grande maioria das 53 empresas que já compraram o edital de licitação.

- Este é um procedimento comum. Aceitamos o pleito porque, por conta das festas de fim de ano e do carnaval, alguns grupos estavam encontrando dificuldades na adequação e na formação dos consórcios. A medida tem por objetivo tornar o ambiente mais competitivo - explicou o presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

Para os estaleiros, as exigências do edital são rigorosas e, para se tornarem competitivos, precisavam de um pouco mais de tempo para se adequar.

Para Machado, o adiamento não terá impacto negativo sobre o processo licitatório, que envolve recursos da ordem de US$ 1,1 bilhão e exige entrega das embarcações até 2010.

- O atraso será de apenas um mês no prazo final. Teremos petroleiros sendo construídos ainda este ano - garantiu.

De acordo com o cronograma original, os envelopes para pré-qualificação deveriam ser entregues na sede da Transpetro no dia 31 de janeiro. Em 18 de março estava previsto o julgamento das empresas pré-qualificadas, que seriam anunciadas três dias depois.

As propostas concretas para licitação seriam recebidas em 20 de maio e a previsão era de que o resultado fosse divulgado em junho. Com a mudança, este anúncio só será feito em julho.

Na avaliação de Machado, apesar da ampliação do prazo, o número de participantes deverá se manter estável até o fim de fevereiro. Ele acredita que o novo cronograma será utilizado para acertos finais ao edital.

- O número de inscritos já é bem expressivo. ultrapassando 50. Se acontecer, teremos a entrada de, no máximo, um ou dois novos interessados.