Título: Itália emite aviso às suas agências de turismo
Autor: Motta, Débora
Fonte: Jornal do Brasil, 10/04/2008, Cidade, p. A7
A epidemia de dengue no Rio continua arranhando a imagem do Brasil no exterior. Ontem a embaixada da Itália em Brasília confirmou por telefone que está emitindo avisos às agências de turismo do país sobre a doença que a cada dia faz novas vítimas no Rio. A embaixada de Portugal também optou pela divulgação de informações. Na página que mantém na internet, os portugueses podem esclarecer suas dúvidas quanto aos sintomas e ao tratamentos da doença.
Temerosas, autoridades aeroportuárias de Portugal estão aconselhando a todas as pessoas que desembarcarem nos aeroportos do país e que estejam com sintomas da dengue, que busquem acompanhamento médico urgente. .
Levando em consideração que a doença muitas vezes pode ser confundida com uma gripe ou virose, o risco de que o desespero se instale entre os turistas é grande. Pensando nisso, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (IBIH), Alfredo Lopes, acredita que a melhor opção para evitar a evasão dessas pessoas na cidade é lidar com a verdade.
¿ No momento temos que fazer a divulgação das providências que estão sendo tomadas contra a doença. Não podemos esconder qualquer fato ¿ avisou.
Apesar de o secretário municipal do turismo, Rubem Medina, afirmar que não houve nenhum caso de dengue registrado entre turistas, o site da agência de notícias portuguesas Lusa, anunciou que dois portugueses que estiveram no Brasil em março retornaram ao país infectados pela doença.