Título: FMI eleva estimativa para o PIB brasileiro
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 10/04/2008, Economia, p. A18

Washington

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima a estimativa do crescimento da economia brasileira. A expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresça 4,8% neste ano ¿ 0,3 ponto percentual maior do que a divulgada em janeiro. Brasil e Rússia foram os únicos países que tiveram as estimativas de crescimento melhoradas. Mesmo assim, o Fundo reafirmou que o Brasil sentirá os efeitos negativos da desaceleração da economia americana.

A projeção para o crescimento do PIB dos Estados Unidos foi reduzida em 1,0 ponto percentual, para 0,5% ¿ um cenário classificado pelo FMI como "recessão moderada".

¿ A economia brasileira tem ido muito bem desde o ano passado. O quarto trimestre foi melhor do que havíamos antecipado ¿ declarou o diretor-adjunto do Departamento de Pesquisa do FMI, Charles Collyns, para quem a disciplina das políticas macroeconômicas adotadas pelo governo reduziu a vulnerabilidade frente a crises externas. ¿ Apesar disso, a economia brasileira vai desacelerar em 2008 e 2009.

A estimativa do FMI para o crescimento da economia brasileira em 2008 é de 3,7%, queda de 0,3 na comparação com a expectativa divulgada em janeiro. Em relação à alta do PIB mundial desde ano, o corte da projeção foi de 0,5 ponto percentual, de 4,2%, para 3,7%. Para o FMI há 25% de chance de o crescimento da economia global cair para 3% ou menos em 2008 e 2009, o que representaria uma recessão. Porém, a conjuntura internacional melhora a partir de 2010. Os países desenvolvidos crescerão 1,3% neste ano, enquanto os em desenvolvimento avançarão 6,7%. A China deve crescer 9,3%.