Título: No almoço com Zapatero, elogios recíprocos
Autor: Gisele Teixeira
Fonte: Jornal do Brasil, 25/01/2005, País, p. A3

A palavra ''química'' foi uma das mais ouvidas ontem, nos bastidores do almoço entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro espanhol José Luís Rodríguez Zapatero. Diversas autoridades, entre elas o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, usaram o termo para descrever a sintonia entre as duas autoridades. Os discursos foram cheios de elogios recíprocos. O presidente Lula disse que a Espanha representada pelo primeiro-ministro Zapatero é exemplo e inspiração para o Brasil. Já o premiê espanhol afirmou que a população brasileira deve ficar orgulhosa da atuação do presidente Lula no combate à fome e à pobreza e que ele está marcando uma etapa de consciência e compromisso. O presidente Lula acrescentou que o Brasil vive uma chance histórica de deixar de ser o eternamente ''país do futuro''. Zapatero respondeu: ''O Brasil já é o país do futuro''.

Mas o bom entrosamento também pode ser visto na série de documentos assinados entre os dois países. A começar pela Declaração de Brasília, que coloca em prática o Plano de Parceria Estratégica, firmado por Brasil e Espanha em 2003, na Bolívia. Os dois governos vão atuar por meio de suas agências de cooperação - a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional. As áreas de operação incluem desde infra-estrutura até a proteção do meio ambiente e o fortalecimento institucional.

Foram assinados também acordos de cooperação bilateral na área de segurança sanitária e fitossanitária de produtos animais e vegetais, para difusão das línguas espanhola e portuguesa nos dois países e, ainda, para o cumprimento das medidas de proteção ao meio ambiente estipuladas pelo Protocolo de Quioto.

No setor de turismo, outros dois acordos beneficiam o Brasil. Um deles prevê a concessão, pelo governo espanhol, de tecnologia para a implantação de uma central de informações turísticas no Brasil. Com a central, o turista de qualquer lugar do mundo poderá planejar seu próprio pacote de viagem para o Brasil. O segundo tem foco em áreas consideradas prioritárias para ambas as partes, como estatísticas turísticas, promoção e marketing. De acordo com o Ministério do Turismo, grupos espanhóis devem investir R$ 200 milhões, até 2007, na região Nordeste.

O presidente Lula aceitou o convite para visitar a Espanha no próximo mês de outubro, durante a 15ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo iberoamericanos. Disse ainda que a Espanha vem sendo um grande parceiro na área internacional, na luta pelo combate à fome.