Título: FH condena troca-troca
Autor: Luiz Orlando Carneiro e Wallace Nunes
Fonte: Jornal do Brasil, 16/02/2005, País, p. A4

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou ontem que o ''incitamento à falta de respeito'' aos partidos políticos foi a verdadeira causa da derrota do governo na Câmara. Para ele, houve clara cooptação para que parlamentares trocassem de legenda e fossem beneficiados pelo Planalto

- O troca-troca evidenciou o fim específico de ganhar uma eleição da Câmara. Isso desmoraliza a democracia - criticou FH, que participou do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, em São Paulo.

Fernando Henrique disse ainda que, em toda sua história política, nunca havia visto tamanha falta de respeito às siglas. O ex-presidente afirmou ser fundamental respeitar a decisão majoritária da Câmara, descartando que tenha feito qualquer articulação nos bastidores para eleger um candidato de oposição:

- O PSDB ão está apoiando o governo, mas sim o Brasil. Não somos o PT.

O governador Geraldo Alckmin, que também esteve no evento, creditou a derrota de Lula à maneira autoritária como o presidente vem atuando com os partidos políticos.

- O que aconteceu demonstra a forma autoritária como Lula vem trabalhando para enfraquecer os partidos. O governo colheu o resultado e essa eleição reflete isto - avaliou Alckmin.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, considerou a eleição do deputado Severino Cavalcanti ''um grande puxão de orelhas dos parlamentares no governo Lula''.

- O resultado das eleições para a Mesa da Câmara foi um desastre maior do que se pensava, pois a diferença de votos entre os candidatos que disputaram o segundo turno foi absurdamente extravagante. O maior partido do Congresso (PT) fica sem um único membro na Mesa diretora, em uma sessão legislativa que se inicia exatamente quando se aproxima o processo de sucessão do presidente da República - acrescentou Busato.