Título: Gabeira: sementes serão queimadas
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 16/02/2005, País, p. A5

Os cinco quilos de semente de maconha que o deputado Fernando Gabeira importou da Hungria, em 1996, devem ser incinerados nas próximas semanas. O pacote está num depósito da Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

O novo superintendente da PF, delegado Daniel Sampaio, pediu uma inspeção no depósito e foram encontradas as sementes em um pacote, no canto do galpão. A próxima etapa é providenciar a incineração, após contato com o Ministério Público.

Gabeira havia importando sementes com baixo nível de THC para o Centro Nacional de Pesquisas de Algodão da Embrapa. Na época, o deputado defendeu a necessidade de pesquisas para o uso da maconha na confecção de roupas e tênis.

Em fevereiro do ano passado, o procurador-Geral da República, Cláudio Fonteles, obteve, no Supremo Tribunal Federal, o arquivamento do inquérito que incriminaria Fernando Gabeira.

Além da correição no depósito, o delegado Daniel Sampaio determinou o fortalecimento do núcleo de inteligência para mapear o crime organizado nas cidades do entorno de Brasília. Nos primeiros dois meses da nova administração, a PF de Brasília bateu recorde de apreensão de drogas, recolhendo 36 quilos de cocaína pura e 1.200 frascos de lança-perfume. Foi descoberto ainda um laboratório de merla.