Valor Econômico, 04/05/2020, Empresas, p. B4

Frederico Trajano reforça importância das vendas on-line durante a crise
Rita Azevedo


A venda on-line deixou de ser uma opção para se tornar a única saída para pequenas empresas em meio à pandemia da covid-19, disse no sábado o diretor-presidente do Magazine Luiza, Frederico Trajano, em uma “live” do movimento Compre do Bairro, iniciativa criada pelo diretor-presidente da catarinense Malwee, Guilherme Weege, com a ajuda de outros empresários e apoio do Sebrae, para auxiliar, por meio da qualificação, os negócio de menor porte a sobreviver à atual crise.

“O grande desafio de qualquer empreendedor hoje é conciliar a atividade econômica com a preservação da saúde e da vida. Na minha opinião, a única maneira de fazer isso é através do e-commerce”, afirmou Trajano. “Se os pequenos negócios não se digitalizarem, eles não vão sobreviver.”

Ainda sobre a importância das vendas on-line, Trajano citou o exemplo da companhia que comanda, que teve que baixar as portas 1.100 lojas com o avanço da pandemia e das medidas de isolamento social que se seguiram. De acordo com ele, o Magazine Luiza “teve um abril razoavelmente bom porque já era muito digitalizada”.

Além de Trajano e Weege, participam da iniciativa outros empresários como Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário, Marcel Szajubok, da Embelleze, André Street, da Stone, e Jean Jereissati Neto, diretor-presidente da Ambev.

Entre as iniciativas do programa Compre do Bairro está o lançamento de uma plataforma para oferecer qualificação gratuita a pequenos varejistas em temas como gestão, comunicação e marketing digital. As MPEs têm participação de 53% no PIB do comércio, que, por sua vez, responde por 6% do PIB brasileiro.