Correio Braziliense, n. 22582, 15/01/2025. Política, p. 5
Benedito de Lira, ex-senador e pai de Arthur Lira, 82 anos
Julia Portela
O ex-senador Benedito de Lira morreu, ontem, aos 82 anos. Pai do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ele teve uma parada cardíaca e vinha se submetendo a um tratamento oncológico. Em 31 de dezembro, passou por um procedimento cirúrgico de emergência e, desde então, estava internado no Hospital Arthur Ramos, em Maceió.
Benedito foi reeleito prefeito de Barra de São Miguel (AL), mas, por conta da internação, não compareceu à posse. Natural de Junqueiro (AL), formou-se em direito na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 1972, mas iniciara a carreira política como vereador, em 1966.
Em 1983, tornou-se deputado estadual de Alagoas, cadeira que ocupou até 1995. Naquele ano, Benedito assumiu como deputado federal e ficou na Câmara até 2011. Assumiu como senador e teve apenas um mandato de oito anos.
O presidente da Câmara publicou uma mensagem de despedida do pai. “Meu pai, meu herói, minha referência, nos deixou hoje (ontem), aos 82 anos. Um sentimento de vazio, dor e tristeza profunda toma meu coração e da nossa família. Mas ele, o nosso Biu de Lira, nos ensinou a enfrentar as frustrações, a levantar a cabeça e seguir em frente’, disse.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi às rede sociais para lamentar a morte do ex-parlamentar. “Com tristeza e pesar, soube da morte do ex-senador Benedito de Lira, em Alagoas. Advogado e prefeito de Barra de São Miguel, Benedito teve uma longa atuação na vida política de Alagoas e do Brasil. Foi vereador, deputado estadual, prefeito, deputado federal e senador, sendo uma voz sempre ativa e importante do povo alagoano”, lembrou.
O Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), publicou nota lamentando a morte. “Benedito de Lira foi um dos principais líderes políticos de Alagoas, com uma trajetória marcada pelo compromisso público. Ele ocupou cargos de deputado estadual e federal, além de senador”, afirmou.
O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) também lamentou a morte do ex-parlamentar. “Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento de Benedito de Lira, o Biu de Lira, aos 82 anos, com quem tive a honra de conviver no Senado durante seu mandato”, lembrou.
A liderança do PSD na Câmara lamentou a morte de Benedito de LIra. “A liderança do PSD na Câmara manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Benedito de Lira, pai do presidente da Câmara, Arthur Lira. Ex-senador e prefeito de Barra de São Miguel, deixa um legado de compromisso e trabalho”, destacou.
Arthur Lira decretou luto oficial de três dias na Câmara por conta do falecimento do pai. Na justificativa do decreto, publicada no Diário Oficial da Câmara, disse que “é indiscutível a importância da trajetória política do ex-deputado Benedito de Lira”.