Título: Ensino privado fica à frente no exame da OAB
Autor: Lorenna Rodrigues
Fonte: Jornal do Brasil, 16/02/2005, Brasilia, p. D3

As quatro faculdades do Distrito Federal com maior número de candidatos aprovados no 3º Exame de Ordem realizado pela OAB são particulares. É o que mostra a estatística final do 3º Exame de Ordem de 2004, que foi divulgada ontem pela OAB e que apresenta os números de candidatos aprovados por instituição. A Universidade de Brasília (UnB), por sua vez, ficou com um mero quinto lugar, com um índice de aprovação de 53,33% - apenas oito dos 15 candidatos escritos foram aprovados. De acordo com o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem e vice-presidente da OAB/DF, Paulo Thompson Flores, a UnB não tem com o que se preocupar. Thompson acredita que o fraco desempenho da universidade é resultado da última greve transcorrida na UnB no último semestre de 2004, que atrasou o término do semestre e impediu que os formandos participassem do exame.

- Os alunos da UnB que prestaram esse exame não são os que estão se formando agora, mas sim os que foram reprovados no segundo exame de 2004. Se analisarmos os resultados dos exames dos últimos anos globalmente, veremos que a UnB está sempre entre as primeiras colocadas - explica Thompson.

Os dados da OAB revelam que o mau desempenho dos alunos da UnB no 3º exame do ano é habitual. Em 2003, o índice de aprovação nesse exame foi de apenas 33,33%. Já nos dois primeiros exames de 2004, a universidade ficou em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Com apenas duas turmas formadas em Direito, a UPIS ficou em primeiro lugar no exame de ordem pela segunda vez.

- Nós estamos muito contentes com o bom desempenho dos nossos alunos, o que prova que nós estamos no caminho certo - comemora o professor Eduardo Schlottfeldt, chefe do departamento de Direito da faculdade.

A assessoria de imprensa da UnB informou que a universidade só se pronunciará após ser comunicada oficialmente dos resultados.