Título: Derrubado projeto que concedia anistia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 16/02/2005, Brasilia, p. D3

A líder do governo na Câmara Legislativa, Anilcéia Machado (PMDB) ainda tentou negociar com os colegas da Frente Democrática. No entanto, o polêmico projeto de lei complementar que parcela em até 60 vezes quaisquer dívidas de pessoas físicas e jurídicas com o GDF foi derrubado em plenário por 14 votos a quatro. O projeto era de autoria do Executivo e foi retirado da pauta da última convocação extraordinária, em dezembro, por não ter aprovação assegurado. Para virar lei, deveria ser aprovado por pelo menos 16 parlamentares. O governo encontrou resistência ao PLC até mesmo dentro do PMDB. O deputado Odilon Aires (PMDB) votou contra o projeto.

- Votei pela coerência. Nós nem sabemos o valor dessa anistia - disse o distrital.

Para a oposição, porém, o projeto seria criado para beneficiar a Só Frango, que acabou de ser comprada pela Sadia. Segundo a deputada Érika Kokay (PT), a lei prevê em um de seus itens a ''consolidação de atos'' que serviriam para validar benefícios fiscais que já foram concedidos pela Secretaria de Fazenda à empresa.

- Quem come frango já pagou por tudo. Esse projeto nem deveria ter sido encaminhado para cá - disse, na tribuna, o deputado Chico Vigilante (PT).

Filiações - No calor das discussões da Casa, os ex-peemedebistas José Edmar e Wilson Lima anteciparam o anúncio que fariam apenas no dia 23 e noticiaram a filiação ao Prona.

- Sou muito idealista, e debater ideologicamente no partido de alguém é complicado. Nunca me abriram espaço para televisão no PMDB - disse Edmar, ressaltando que quando um parlamentar se filia a uma legenda sempre ''convida amigos'', referindo-se a Wilson Lima.

Edmar disse ainda que o senador Paulo Octávio, presidente regional do PFL, garantiu a ele uma coligação entre PFL e Prona nas próximas eleições, dando-lhe o impulso que faltava para aceitar o convite do deputado federal Enéas Carneiro, presidente nacional do Prona.

Os outros dois parlamentares sem partidos podem anunciar, ainda hoje, suas novas legendas. Peniel Pacheco deve ir para o PDT e Leonardo Prudente, para o PTB. Prudente, porém, não confirma a filiação - nem desconfirma. Diz ainda estudar convites do PL, PFL, Prona, PPS e PDT.