Título: As eleições
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/01/2005, Internacional, p. A8

O que está em jogo? Com uma única cédula, os eleitores iraquianos vão escolher, em 30 de janeiro, os representantes para a Assembléia Nacional Constituinte. Cada partido ou organização terá cadeiras em proporção à fatia de votos que receber no pleito nacional. Os lugares serão preenchidos pela lista de candidatos entregue por cada partido, 25% dos assentos têm de ser ocupados por mulheres. Membros do partido Baath, do ex-ditador Saddam Hussein, e da atual insurgência no país não podem participar.

Quais os poderes da Assembléia?

A Assembléia vai escolher o governo e vai redigir as futuras leis do país. Vai eleger, entre os seus membros, um presidente e dois vice-presidentes. Os três eleitos vão escolher um primeiro-ministro, que também terá que ter sido eleito para a Assembléia. O premier terá o poder sobre as forças armadas e sobre o Executivo iraquiano. A Constituição deverá ser escrita até 15 de agosto de 2005 e será submetida a um referendo em 15 de outubro do mesmo ano.

Quem são os favoritos?

Como os xiitas são 60% da população iraquiana, os partidos representando esta comunidade são os favoritos para as eleições de 30 de janeiro. As organizações xiitas se uniram em uma lista chamada de a Aliança Unida Iraquiana.