Título: Novo palco para fazer a propaganda do PAC
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 21/04/2008, Economia, p. A17
Lula aproveitou a presença de delegados de todo o planeta na abertura da reunião da Unctad, em Gana, para fazer propaganda do principal programa de seu segundo mandato, exaltando-o como um modelo a ser seguido pelo Terceiro Mundo.
¿ Acreditamos que os investimentos públicos devem criar, fortalecer e expandir a infra-estrutura dos países em desenvolvimento, com vistas a aumentar o emprego e a produtividade. É o que estamos fazendo no Brasil com o Programa de Aceleração do Crescimento. Trata-se de um plano de investimentos de US$ 270 bilhões em infra-estrutura cuja implementação resultará na geração de milhões de empregos ¿ discursou Lula.
Dividindo a mesa com o brasileiro estavam os secretários-gerais da ONU, Ban Ki-moon, e da Unctad, Supachai Panitchpakdi, além do anfitrião, o presidente ganense, John Kufuor.
Segundo Lula, o Brasil sediará, neste ano, um seminário internacional, patrocinado pela Unctad, sobre o papel dos investimentos públicos no desenvolvimento.
O presidente lembrou aos delegados presentes que seu governo cancelou cerca de US$ 1,25 bilhão em dívidas de países pobres com o Brasil, outro dos pilares de sua política externa terceiro-mundista, além de projeto de construção de uma fábrica de medicamentos contra a Aids em Moçambique.