Título: Estimativas oficiais dão vitória a Lugo
Autor: Arêas, Camila
Fonte: Jornal do Brasil, 21/04/2008, Internacional, p. A21

O espírito democrático ganhou o Paraguai. Sob forte expectativa de mudanças, os paraguaios se mobilizaram em massa e compareceram ontem às urnas num índice de participação maior que 50% ¿ consolidando a vitória do oposicionista Fernando Lugo, depois de 60 anos de hegemonia do Partido Colorado.

Apuradas mais de 84% das urnas, Lugo, líder da Aliança Patriótica para a Mudança, tinha 40,7% dos votos, seguido pela candidata governista Blanca Ovelar, com 30,7% das preferências, segundo o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral. Tanto Blanca quanto o terceiro colocado, o general Lino Oviedo, reconheceram a derrota ainda ontem à noite.

Enquanto o vencedor comemorava os resultados aos gritos de "se sente, se sente, Lugo presidente", milhares de simpatizantes se aglomeravam nas ruas centrais de Assunção.

¿ Os cidadãos humildes e simples são os responsáveis por esta mudança, para que nosso país não seja sempre lembrado por sua corrupção, por sua pobreza, e sim por sua honestidade, por sua eficiência ¿ disse Lugo, pouco depois de conhecer os primeiros resultados oficiais.

Na reta final da campanha, o ex-bispo, adepto da Teologia da Libertação, tomou cuidado para não ter sua imagem ligada a líderes populistas como o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Mas prometeu uma reforma agrária e a renegociação de acordos energéticos que o país tem com o Brasil e a Argentina.

A votação

Sob gritos de "força" e "acreditamos em você", Lugo madrugou no local de votação e passou confiança ao dizer que o bom tempo, depois de uma semana de chuva, é o presságio da sua vitória:

¿ A natureza se associou a esta grande jornada cívica política e histórica, viabilizando uma maior participação. Estamos próximos de ver a consolidação da democracia paraguaia, um forte componente histórico. A emoção é grande e não é para menos. A cidadania já mudou, apostou por um país diferente.

Depois de saber o resultado da primeira estimativa oficial, Lugo se dirigiu a milhares de eleitores que festejavam na sede de sua coalizão, agradecendo pela companhia desde o início "desta experiência da gente pequena, humilde e modesta".

Em um país majoritariamente rural, onde chuvas intensas bloqueiam as estradas de terra e a passagem daqueles que estão a 40 minutos do local de votação, o bom clima foi determinante. As pesquisas mostravam que uma participação abaixo de 50% favoreceria Blanca.

¿ Os olhos do mundo estão postos sobre o Paraguai no dia de hoje. O compromisso com a democracia se vê nesta grande sociedade internacional. Os que teremos de decidir somo nós ¿ disse Lugo.

Ao lado do brasileiro Frei Betto e da representante da Associação das Mães de Maio, Hebe de Bonafini, Lugo ilustrou um quadro ao qual está se inserindo:

¿ Estas são duas pessoas cujo testamento de vida já ultrapassou a fronteira de seus países: são patrimônio latino-americano.

Há 20 anos em contato com Lugo, Frei Betto disse que o bispo vai incluir o Paraguai no novo panorama social latino-americano.

- Temos três grandes perfis na América Latina nos últimos 30 anos: ditaduras militares, governos neo-liberais e agora estes de traços populistas. Estes representam o repúdio às oligarquias historicamente donas da política ¿ disse o escritor, admitindo que o Itamaraty está dividido frente a vitória de Lugo.

A mãe de maio Hebe Bonafini, recebida pelo candidato Lugo no aeroporto, conta que vê-lo candidato a presidente é um sonho:

¿ Quando ele ingressou na carreira política nos chamou atenção porque falava muito bem. O convidamos para uma entrevista de rádio e ele simplesmente encantou a todos. Vim chamar as pessoas a participarem deste momento decisivo para a América Latina.

Diferentemente do ex-presidente argentino, Néstor Kirchner ¿ ao qual as mães de maio apenas se associaram mais tarde quando iniciou sua política de direitos humanos ¿ Hebe diz que defendem Lugo desde seu princípio.

Descrevendo-se otimista neste dia histórico e recebida sob os gritos de colorados, Blanca colocou o voto na urna com a "certeza de que no dia 15 de agosto uma mulher vai assumir a Presidência".

¿ Espero que o voto dê prova de civismo. Vou lutar para que haja uma paridade de gênero em meu governo, mas não a ponto de fazer disso uma obsessão. Creio que a paridade se dá em ir ocupando os espaços por competência. Não pelo fato de ser mulher, mas de ser capaz.

A candidata se irritou ao ter de contestar o fato de ter sido a candidata colorada imposta pelo presidente, Nicanor Duarte Frutos.

¿ Fui eleita pelos colorados. O presidente é o mentor da minha candidatura porque conhece minha trajetória e meu trabalho. Honrei a nação e o partido. Nicanor vai me ajudar no Senado.