Título: Assunção comemora resultado
Autor: Arêas, Camila
Fonte: Jornal do Brasil, 22/04/2008, Internacional, p. A21
Fim de 60 anos de poder colorado leva lágrimas e festa para as ruas em "dia de ressurreição".
Todos sabiam, mas ninguém acreditava. Aos poucos, a sensação de perplexidade dos paraguaios, que viram o Partido Colorado cair depois de 60 anos no poder, transformou-se em êxtase. Ainda de madrugada, sem palavras, os opositores que assumirão o país em 15 de agosto choravam. Anestesiados, os colorados, agora oposição, se calaram. As ruas de Assunção foram tomadas pela mobilização popular que parecia estar revivendo as comemorações do fim do regime militar. O repúdio à hegemonia colorada é consenso.
Nos corredores da sede da Aliança Patriótica para a Mudança ¿ o novo partido oficialista ¿ o choro desenfreado de políticos e partidários era a válvula de escape de uma oposição calada por 60 anos de governo colorado. Do lado de fora, milhares de paraguaios, opositores e até colorados aglomeravam-se na porta da sede com bandeiras e cartazes dando as boas vindas ao "primeiro presidente do Paraguai eleito pelo povo" e não pelo oficialismo.
O levante cívico fez História. Mais de 170 mil paraguaios foram às urnas e superaram a máquina política colorada, que terminou em segundo lugar, com 10 pontos percentuais a menos do que Fernando Lugo.
¿ Domingo foi dia de ressurreição ¿ comemorou o ex-bispo, presidente eleito, enquanto a multidão gritava "olé". ¿ Desde o último indígena que nos telefonava desesperado para dizer que não conseguia votar até quem vive em Assunção perto do local de votação, tenho de felicitar a todos porque escrevemos uma nova página da História política da República Independente do Paraguai, que tem direito a melhores horizontes. Demos um passo de amadurecimento serenamente na construção desta pátria.
O novo vice-presidente, Federico Franco, tentou evitar polarização ao dizer que eles não são "contra o Partido Colorado, mas contra quem se aproveita do partido para roubar o país". Lugo também se dispôs a trabalhar com todas as forças da nova configuração política:
¿ Chamo todos, colorados ou não-colorados, a participarem do meu governo. Convido toda classe política nacional e internacional a apostar neste país que foi e será grande. Queremos igualdade de condições para construir uma região ideal.
Da sede partidária, a festa se deslocou à rua. Tendo como pano de fundo o Panteão Nacional, que abriga os corpos dos heróis nacionais de guerra, a comemoração da vitória de Lugo parou o centro de Assunção. Com o corpo para fora do carro, os paraguaios chegavam em massa para assistir ao primeiro discurso do presidente eleito. Famílias inteiras vieram assistir ao que chamaram de "segundo retorno da democracia". As promessas de Lugo de lutar contra a corrupção em nome do sofrido povo paraguaio arrancaram, novamente, lágrimas da maioria.
Com o filho sobre os ombros, Julio Castillo resume: "esperava por isto há muito tempo".
- É História. Meu filho já não viverá sob o governo colorado como eu vivi. Há uma mudança muito grande. O futuro dele será melhor, os jovens terão mais possibilidades para ficarem aqui. Não terão de ir para a Espanha ou Argentina em busca de emprego.
A comoção popular contrastava com a sede do Partido Colorado. A apenas sete quadras dali, o prédio que por 60 anos foi palco das comemorações pela permanência no poder se intimidou. O grupo de cantores de polca contratado para o que deveria ser mais uma grande festa permanecia no local. Mas os colorados, mesmo os fisicamente presentes, não estavam ali. Com olhares perdidos, os partidários na sede, menos de 100, tinham em sua expressão a nostalgia de uma época de glória que acaba de entrar para o passado.
Bêbados e ao som dos fogos de artifício ¿ mais de 100 foram gastos em poucos minutos para apagar a frustração mais rápido da memória ¿ os presentes se esforçavam para interpretar os novos tempos.
¿ A sede de poder acabou com o partido. Ficaram todos viciados. É o fim ¿ desabafou o jovem Victor Cortez.
Ao ver passar um carro da velha oposição, um grupo de jovens colorados saiu correndo na expectativa de descontar sua frustração. Mas não os alcançou.