Título: Partido tradicional está rachado
Autor: Arêas, Camila
Fonte: Jornal do Brasil, 19/04/2008, Internacional, p. A21
Candidatura de Blanca, imposta a afiliados, aprofundou risco de colorados perderem o poder
Camila Arêas
Assunção
Sinônimo de política no Paraguai, o Partido Colorado é uma tradição que passa de pai para filho, como uma religião partidária. A carteira do partido é, para muitos, sua identidade paraguaia. O império construído ao longo de 60 anos no poder é imponente, mas as fendas que vêm ruindo suas estruturas nos últimos anos agora ameaçam derrubá-lo. O partido nunca chegou às vésperas de uma eleição presidencial com tamanha desvantagem nas pesquisas de opinião ¿ uma média de 7% de diferença. Muitos de seus partidários votarão na oposição em rechaça às eleições internas, consideradas fraudulentas e que elegeram Blanca Ovelar como candidata oficialista. Embalados pelo diagnóstico, muitos paraguaios já se arriscam a dizer que estão "a dias de ver o fim do Partido Colorado".
A legenda tem 1,655 milhão de afiliados. Mas a magnitude da sede do partido ¿ um complexo de prédios de quatro andares no centro da capital ¿ contrasta com a desunião e desconfiança que toma os corredores internos. Seus partidários são os primeiros a apontar erros e julgar seus quadros. O partido "nunca esteve tão fraturado", crava, sem receio, Mario Hugo Sanabria, ex-secretário de comunicação da legenda oficialista:
¿ O ex-candidato presidencial Luis Castiglioni era quem tinha maior apoio nas internas do partido. Blanca ganhou pela pressão e fraude manejada pelo presidente, Nicanor Duarte Frutos. Estamos arrasados. O partido rachou.
Afiliado colorado há 37 anos, Roberto Brites conta que também militou pela candidatura de Castiglioni, mas que se coloca à disposição do partido:
¿ Blanca ganhou as internas e o que vamos fazer? Temos de apoiá-la porque o que está em jogo é a permanência do partido Colorado no poder.
O politólogo Alejandro Vial analisa a divisão gerada por Castiglioni, "que não é um líder colorado histórico, nem tem base própria, é o melhor signo de que a crise do Partido Colorado é contundente".
¿ Castglioni não representa nada no partido, apenas expressou a atual crise, e ganhou eco. Poderia ter sido outro, pois a crise já está instalada.
Deputado nacional pelo Partido Colorado, Francisco Fariña garante que todas os maus prognósticos mudam no dia da eleição:
¿ O partido acorda. E somos enormes, temos mais de dois milhões de afiliados, portanto, se 50% destes forem às urnas, já ganhamos. O candidato da oposição, Fernando Lugo, foi eleito por 10 mil votos nas suas eleições internas e eu, como deputado, consegui 19 mil. Tenho mais votos que Lugo.
O partidário Jorge Caballo ilustra o caráter familiar do partido ao dizer que votar em Blanca "é como votar em minha mãe":
¿ Meu avô e meu pai eram colorados, sigo a causa republicana. É como um clube político. É o partido que mais ajuda as pessoas, dá cesta básica, paga as contas, provê um parto, por exemplo. Vejo Blanca como minha parente.
O ditado popular "o Partido Colorado é mais paraguaio que a mandioca" ilustra seu enraizamento. A legenda surgiu logo depois da devastadora derrota que o país sofreu na Guerra da Tríplice Alianza (1865-1870). Seu fundador, Bernardino Caballero, lutou na guerra. A cor vermelha representa o sangue derramado pelos heróis da pátria. Não era um partido classista porque, antes de tudo, baseava sua identidade no discurso folclórico da bandeira, da selva e da índia guarani.
Vial, no entanto, pondera que o partido perdeu grande parte desta mística no momento em que perdeu o controle da transição ao não entender os signos dos novos tempos que neste início de século foram gerados pelo êxodo rural:
¿ O partido continuou praticando um clientelismo que não deu conta da massa de novos marginalizados urbanos. Neste caminho, formaram-se movimentos sociais que canalizaram as demandas deste setor rural que sempre foi abarcado pelos colorados e agora começa a fazer parte de uma nova esquerda, até então inexistente no país. Daí surgiu o líder da oposição, Fernando Lugo.