Título: Paraguai entrou apenas com a água, diz EPE
Autor: Monteiro, Ricardo Rego
Fonte: Jornal do Brasil, 25/04/2008, Economia, p. A19

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, voltou a criticar ontem a possibilidade de o Brasil aumentar o valor pago pela energia de Itaipu vendida pelo Paraguai. Tolmasquim disse que o reajuste não seria justo para o consumidor brasileiro e que, para o Paraguai, a construção de Itaipu foi um grande negócio.

¿ O Paraguai nesse processo entrou apenas com a água, com metade do rio. A usina foi construída com a alavancagem de recursos obtida pelo Brasil e com o know-how do Brasil. A metade do empreendimento equivale a algumas vezes o PIB do Paraguai, sendo que a contribuição dele para o processo foi o fato de estar na fronteira com o Brasil ¿ afirmou.

De acordo com Tolmasquim, o Brasil poderia ajudar o Paraguai de outras formas, sem, para isso, onerar o consumidor de energia elétrica brasileiro:

¿ O consumidor brasileiro vem arcando com essa usina desde o início da construção. Foi o consumidor brasileiro que viabilizou a usina, não é justo nesse momento fazer com que ele pague a mais por algo que vem pagando há anos.