Título: Itaipu: linha de transmissão no lugar de reajuste
Autor: Motta, Débora
Fonte: Jornal do Brasil, 26/04/2008, Economia, p. A18

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, sugeriu ontem que pode direcionar a negociação com o Paraguai, no caso do pedido paraguaio de reajuste de tarifas da usina de Itaipu, oferecendo investimentos para a criação de uma linha de transmissão energética da hidrelétrica para o país vizinho, para que ele aumente a capacidade de aproveitamento de energia.

¿ O Brasil fez pouco pelo Paraguai até hoje ¿ disse Amorim, durante palestra que contou com a presença do arquiteto Oscar Niemeyer no auditório da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe/ UFRJ), pelos 45 anos da instituição. ¿ O Paraguai não tem uma indústria intensiva no uso de linhas de transmissão energética. Poderíamos contribuir com esse aspecto.

O ministro ressaltou que a política externa brasileira deve ser sempre pautada pelo diálogo, mas manteve sua posição.

¿ Vamos conversar com a Eletrobrás, esperar que passem as emoções do momento e analisar as reivindicações paraguaias com solidariedade. Porém, temos que levar em conta as realidades. Não dá para rever a estrutura do Tratado de Assunção. Itaipu é responsável por 20% da energia brasileira ¿ destacou, acrescentando que interessa ao Brasil a prosperidade do Paraguai.

A polêmica em torno de Itaipu começou com a eleição de Fernando Lugo para a Presidência do Paraguai, que insiste em aumentar o preço da energia excedente comprada pelo Brasil, de US$ 300 milhões para US$ 2 bilhões.