Título: Presidente do Senado teme que haja disputa política
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 06/05/2008, Pais, p. A5

Na tentativa de evitar que o depoimento da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, se transforme em palco de uma disputa política entre senadores do governo e da oposição, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), recomendou aos líderes que conduzam a sessão com discernimento para evitar agressões à ministra ou qualquer tumulto ou anormalidade.

Na avaliação de Garibaldi, é legítimo que a oposição trate do dossiê no depoimento, mas é importante que DEM e PSDB aproveitem o encontro para tentar esclarecer outras dúvidas sobre o mau uso dos cartões corporativos que possam ser aproveitados nas investigações da Congresso.

A presença de Dilma no Senado ainda é tratada com discrição pelos governistas. Os líderes da base recomendaram que os senadores elaborem perguntas sobre o desenvolvimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para evitar que os oposicionistas domimem o embate com questionamentos sobre o dossiê.

No Palácio do Planalto, o sentimento da cúpula do governo é de que Dilma será capaz de vencer o duelo verbal. As últimas notícias palacianas dão conta de que Dilma poderá defender a teoria dai traição no episódio do dossiê, assim como o presidente Lula alegou no caso do mensalão, ou até mesmo sacrificar algum integrante da sua equipe.