Título: Lula é uma metamorfose ambulante
Autor: Seabra, Marcos
Fonte: Jornal do Brasil, 03/05/2008, País, p. A4

O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP) reconhece dificuldades da oposição em contrapor ao presidente.

¿ Temos alguma dificuldade porque, como ele mesmo diz, o Lula é um vira-casaca permanente, é uma metamorfose ambulante e isso tem uma certa graça para uma parte da população. Juntando com esse ambiente favorável da economia, tudo ajuda o presidente ¿ disse o líder do PSDB.

Porém, o analista Carlos Melo diz que o presidente está perdendo a oportunidade de fazer as reformas necessárias ao País.

¿ O Lula tem se negado a uma política impopular, isto é ele deveria aproveitar o bom momento e realizar as reformas que são necessárias ¿ diz Melo.

Dever de casa

Para o líder do PSDB na Câmara, a oposição tem procurado fazer a obrigação.

¿ Temos procurado fazer a nossa parte, inclusive na Câmara, depois de dois meses de embate, procuramos ter um entendimento para que se possa votar, ter uma atitude mais positiva e interativa com a população - explicou o deputado.

Nessa estratégia, ainda de acordo com Aníbal, a oposição tentará mostrar as oportunidades que o paísl está perdendo.

¿ Você conserta o telhado quando tem sol, e o Brasil está vivendo uma situação ensolarada do ponto de vista internacional. O País produz o que o mundo consome e, infelizmente, o governo incompetente não faz a sua parte que são as reformas e, sobretudo, a criação de um ambiente favorável ao investimento ¿ acrescentou.

Aníbal dá a falência da infra-estrutura como um problema a ser resolvido. "Tudo está começando a estrangular", avisa.

¿ É um governo que só colhe, não planta, e fomos nós que plantamos - acrescentou. (M. S.)