Título: Surpreendida, CPI acha no Orkut 300 pedófilos
Autor: Falcão, Márcio
Fonte: Jornal do Brasil, 07/05/2008, País, p. A2
Número supera previsões. As imagens são chocantes.
brasília
A análise preliminar da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia nos álbuns do Orkut - site de relacionamento ¿ suspeitos de conter material com pornografia infantil identificou a ação de mais de 300 pedófilos no país. Nem todos são brasileiros. Agora, a expectativa da comissão é de que ao final da triagem sejam identificados entre 600 e 700 pedófilios que utilizavam o site para a prática do crime.
A previsão inicial dos integrantes da CPI dava conta que 200 usuários estariam envolvidos. Ao todo, serão vasculhados 3.261 álbuns fechados, que tiveram os sigilos quebrados pelo Google, empresa responsável pelo Orkut. Além dos técnicos da CPI, participam da investigação agentes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
Dados surpreendentes
Durante a avaliação do conteúdo, o que mais surpreendeu o grupo de trabalho foi o número de fotos de crianças possivelmente brasileiras. O perfil até então traçado da pedofilia no Brasil identificava que os pedófilos fossem mais consumidores do que produtores de conteúdos de exploração sexual infantil ou de assédio de crianças e adolescentes, e que as imagens fossem adquiridas principalmente de países asiáticos e do leste europeu.
Nas fotografias avaliadas, foram encontradas imagens "chocantes", dizem os senadores, que mostram de bebês até adolescentes mantendo relação sexual com homens, mulheres e outras crianças. Há ainda uma vasta quantidade de imagens de crianças sozinhas.
¿ A crueldade e a frieza dessas pessoas é o que mais me assusta. Depois que vi essas imagens nem consegui dormir ¿ diz o presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES).
Malta destaca que nos próximos dias vai cobrar o apoio do presidente Luiz Inácuo Lula da Silva no combate à pedofilia. Malta espera um encontro no Palácio do Planalto para mostrar o mapeamento realizado pela CPI no Orkut. Os integrantes da comissão também deve pedir ao presidente que peça aos partidos da base governista do Congresso que acelerem a aprovação do chamado "pacote antipedofilia", com projetos de lei tipificando o crime, e não apenas a repressão.
Na sessão de ontem, a CPI aprovou dois requerimentos de convocação, sendo que um dele está mantido em sigilo porque poderá resultar na primeira prisão de um pedófilo a partir do trabalho da CPI. A outra intimação prevê o depoimento de duas vítimas de um caso em Niquelândia (GO).