Título: Lula garante que fará sucessor
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 07/05/2008, País, p. A3

Presidente diz que não é "ditadorzinho" para se eternizar no Planalto.

Manaus

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, ontem, que trabalhará para eleger o seu sucessor nas eleições de 2010. Durante discurso de lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Manaus, ressaltou que é um "cumpridor da Constituição" e contra a tese do terceiro mandato.

¿ Agora, o que eles têm que saber, em alto e bom som, e podem até ficar mais com raiva de mim, é que nós vamos fazer o próximo presidente da República neste país ¿ afirmou, em um recado indireto para os líderes da oposição.

Lula também defendeu a alternância de poder e disse que não brinca com a democracia.

¿ Eu não brinco com democracia, porque toda vez que se brinca com a democracia se quebra a cara. A alternância de poder é importante. Toda vez que um dirigente político se acha imprescindível e insubstituível está começando a nascer um pequeno ditadorzinho dentro dele. E eu sou democrata ¿ acrescentou.

Preconceito

O presidente voltou a falar sobre o preconceito que sofreu ao assumir a Presidência da República por ser nordestino e sem formação acadêmica. Disse que quando ganhou a primeira eleição, em 2002, as pessoas estavam pessimistas e diziam: "o Brasil vai quebrar"", "esse Lula não vai dar certo"", "imagina esse retirante nordestino querer governar um país que sempre foi governado por doutor".

¿ O que eles não sabiam é que eu tinha a convicção que eu sabia mais do que eles e que não podia errar ¿ afirmou o presidente.

Em seguida, lembrou que apanhou "feito cachorro sarnento" para aprender a governar.

¿ Não foi fácil. Tinha até medo do segundo mandato, porque, se apanhasse tanto como no primeiro, ia morrer de pancada - ironizou.

Lula também ressaltou a importância do trabalho da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para o cumprimento das obras do PAC. E voltou a defender a ministra como "mãe do PAC".

¿ Quando chamei essa mulher aqui (Dilma) de mãe do PAC teve gente que não gostou. Ela que é a responsável pelo sucesso do PAC, porque é ela que controla, fiscaliza e cobra ¿ assegurou.

Esquecimento

Ao participar da inauguração de um reservatório, Lula disse que seus antecessores relegaram a população pobre do país ao esquecimento.

¿ Quando a gente chega a um bairro próximo ao centro da capital do Estado e ouve uma mulher dizer que o grande sonho dela era tomar um banho de chuveiro, a gente chega à conclusão de quantas décadas e mais décadas o povo pobre deste país foi segregado ao esquecimento pelos governantes do país ¿ disse.

O presidente aproveitou o evento para salientar que, na sua gestão, as condições de trabalho da população local melhoraram, referindo-se ao emprego na Zona Franca de Manaus que passou de 50 mil, em 2003, para 115 mil este ano.

¿ Se Deus quiser, vai chegar a 150 mil ¿ previu. (Folhapress)