Título: País terá fundo soberano para financiar projetos no exterior
Autor: Monteiro, Viviane
Fonte: Jornal do Brasil, 07/05/2008, Economia, p. A17
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encarregou o Ministério da Fazenda de elaborar a proposta de criação do fundo soberano a fim de apoiar as empresas financeiramente no exterior. Com isso, a medida estimularia as exportações que demonstram baixo dinamismo em decorrência da forte valorização do dólar ante o real. As expectativas são de que a entrada de dólares no país aumente pelo fato de o Brasil ter recebido grau de investimento pela Standard & Poor¿s. O ministro negou, entretanto, que a proposta, a ser anunciada nos próximos dias, tenha a finalidade de interferir na política de câmbio.
O ministro informou ainda que o governo estuda criar uma subsidiária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para trabalhar juntamente com o fundo soberano no comércio externo. O ministro Paulo Bernardo lembrou que o banco de fomento já concede crédito às empresas no mercado doméstico, o que justifica a idéia se criar também uma filial da instituição financeira no mercado internacional.
¿ Essa é uma proposta para financiar as nossas empresas no exterior ¿ afirmou o ministro. ¿ E o objetivo da proposta não é ligada ao câmbio; é um apoio para financiar as atividades em países da América Latina e África, onde as empresas carecem de financiamento ¿ complementou.
Para o ministro, a proposta do fundo soberano, que está sendo elaborada pelo Ministério da Fazenda, ainda será analisada pelo governo. Embora negue que o fundo soberano seja um instrumento para interferir na política de câmbio, o ministro Paulo Bernardo admitiu que o fundo será bancado pelo Tesouro Nacional, órgão que fará a aquisição dos recursos em dólar. Neste caso, a medida poderia impedir a queda da moeda.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia admitido que o fundo soberano ¿ cuja estimativa inicial é de que ele comece com um patrimônio de US 10 bilhões ¿ é a maneira mais eficiente de usar o excesso de dólares que entram no país. O ministério da Fazenda garantiu que os recursos não viriam das reservas internacionais que superam US 190 bilhões.
Na avaliação de Paulo Bernardo, a proposta não seria uma forma para impedir a queda do dólar porque os recursos, a serem injetados no fundo soberano, são pequenos em relação ao forte acúmulo de reservas. (V.M.)