Título: Senado chama general Heleno para depor
Autor: Correia, Karla
Fonte: Jornal do Brasil, 09/05/2008, País, p. A2

A polêmica envolvendo o comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, ainda não foi esquecida pelos senadores. Ontem, os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) decidiram convidar o comandante para explicar sua preocupação a respeito da demarcação de 1,7 milhão de hectares de terras indígenas em Roraima, na região de fronteira. Os senadores também articulam convocar o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para falar do mesmo tema.

Durante palestra realizada em abril no Clube Militar, no Rio de Janeiro, o general Augusto Heleno fez duras críticas à política indigenista brasileira, que classificou de "lamentável, para não dizer caótica". O militar criticou ainda documento da Organização das Nações Unidas (ONU) que pede a desmilitarização de terras indígenas. O evento ocorreu em momento de grande tensão na fronteira, em virtude da resistência de produtores de arroz de Roraima em se retirar de suas terras, incluídas em reserva indígena.

¿ Temos que entrar nessa matéria sem paixão, mas com profundidade. Por um lado, sou um grande defensor dos índios. Mas, por outro, tenho uma dúvida a respeito da localização da reserva, em área de fronteira - disse o senador Pedro Simon (PMDB-RS).