Título: PF identifica autor do vazamento
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/05/2008, País, p. A3

Funcionário ligado ao ex-ministro José Dirceu teria repassado informações para senador tucano.

brasília

A Polícia Federal e a sindicância interna da Casa Civil identificaram o secretário de Controle Interno do órgão, José Aparecido Nunes Pires, como o vazador do dossiê elaborado no Palácio do Planalto com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sua mulher, Ruth.

As duas investigações descobriram que houve uma troca de e-mails (correspondência eletrônica) entre José Aparecido e o servidor do Senado André Fernandes, assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Aparecido é militante histórico do PT. Foi levado para a Casa Civil por José Dirceu, o antecessor da ministra Dilma Rousseff. Funcionário de carreira do Tribunal de Contas da União, assessorou vários deputados petistas em CPIs, entre eles Dirceu, cassado em 2005 no escândalo do mensalão.

Conversas pessoais

Os e-mails entre Aparecido e o assessor do senador tucano trazem conversas de natureza pessoal. Não fazem menção ao dossiê confeccionado dentro do Planalto ou ao levantamento das contas do governo passado. Mas, segundo o jornal Folha de S.Paulo apurou, tanto a PF como a sindicância interna têm provas de que foi anexada em uma dessas mensagens, datada de 20 de fevereiro, a planilha em Excel de 28 páginas com gastos editados e comentados de FHC, Ruth Cardoso e ex-ministros. O dossiê foi elaborado por dois funcionários de Aparecido, que haviam sido emprestados ao secretário de Administração da Casa Civil, Norberto Temóteo, que teria ordenado fazer o levantamento.

Na semana anterior ao vazamento, havia sido iniciada a montagem do dossiê por ordem de Erenice Guerra, secretária-executiva da Casa Civil e braço direito da ministra Dilma.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a Casa Civil informou que não vai se manifestar sobre o caso. A pasta acaso para se pronunciar. Dirceu informou por meio de sua assessoria que não vai comentar o caso. l

Apontado como o receptor das informações que vazaram da Casa Civil, o senador tucano Álvaro Dias (PR) reconheceue, entrevista ao Jornal Nacional, ter recebido o dossiê com informações sobre os gastos do ex-presidente FH.

¿ As informações vieram por e-mail do computador de José Aparecido para o computador do Senado - admitiu Álvaro Dias que, sem citar o nome de seu assessor, confirmou o recebimento do dossiê por André da Silva Fernandes.

O senador não explicou porque os dados foram enviados pelo secretário da Casa Civil, indicado para o cargo pelo ex-chefe da pasta José Dirceu, para um parlamentar da oposição.

¿ O mais importante agora é saber quem mandou fazer o dossiê e porque o fez ¿ disse.