Título: Para Lula, colheita vai solucionar alta de alimentos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/05/2008, Economia, p. A18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que o governo está atento ao comportamento dos preços dos alimentos e reconheceu que pode ocorrer pressão sobre a inflação diante das altas dos produtos. Para Lula, a solução para esse problema pode estar perto diante da safra recorde de grãos prevista para 2008, segundo estimativa do IBGE.

¿ Vamos ter agora uma safra recorde de grãos, de 142 milhões de toneladas. O que precisamos é garantir que os alimentos cheguem mais baratos na mesa do povo. Na medida em que a safra chega, o preço cai ¿ profetizou.

Lula, no entanto, assegurou que não haverá mudança na política econômica apesar de reconhecer a existência da pressão dos alimentos.

¿ O momento que o Brasil vive é muito importante, é um momento de estabilidade. O momento é bom ¿ elogiou.

Depois de participar de solenidade no Palácio do Planalto, Lula acrescentou que a desoneração tributária da política industrial que será lançada segunda-feira, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio, será importante para impulsionar o desenvolvimento, porque vai contribuir para o aumento da produtividade das empresas e incentivar as exportações.