Título: Petróleo: auto-suficiência mantida
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/05/2008, Economia, p. A18
Cana é a segunda fonte primária de energia do país, segundo pesquisa.
O Brasil manteve, em 2007, a auto-suficiência de petróleo. Foram produzidos, em média, 1,751 milhão de barris/dia, diante de consumo médio de 1,734 milhão de barris/dia. As conclusões são do Balanço Energético Nacional (BEN), divulgadas ontem pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O consumo é medido pelo volume de barris processado nas refinarias brasileiras.
O BEN mostrou ainda que foram exportados 421 mil barris/dia em 2007. Já o volume importado de petróleo ficou em 418 mil barris/dia. No ano anterior, haviam sido vendidos ao exterior, em média, 368 mil barris/dia, e importados 335 mil barris diários.
Outra participação significativa na matriz energética foi do carvão mineral e derivados, que variou de 6% para 6,2%, entre 2006 e 2007.
O consumo final de combustíveis líquidos aumentou 7,3% no ano passado. Já entre o consumo final de energia por fonte, o principal destaque ficou por conta do álcool, que teve incremento de 34,7%. O bagaço de cana teve incremento de 13,1%. O óleo diesel subiu 6,2%, e a gasolina teve redução de 3,9% no consumo final.
A cana-de-açúcar se tornou a segunda fonte primária de energia do país, ultrapassando a energia hidráulica, segundo a informou a Empresa de Pesquisa Energética. Pelos dados preliminares do Balanço Energético Nacional de 2007, a participação dos produtos derivados da cana na matriz energética brasileira chegou a 16%, ficando atrás apenas de petróleo e derivados, com 36,7%. A energia produzida por hidrelétricas foi a responsável por 14,7% da matriz brasileira.
Tendência irreversível
De acordo com o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, o crescimento da cana-de-açúcar como fonte primária de energia "é uma tendência meio irreversível" no país. Esta foi a primeira vez que a cana passou a energia hidráulica.
¿ É um fato inédito. A cana passará a ter papel superior ao da hidráulica mesmo com a previsão de entrada de grandes hidrelétricas como as usinas do Madeira e a de Belo Monte ¿ disse Tolmasquim.
O crescimento da cana-de-açúcar na matriz energética foi impulsionado pelo consumo de álcool. Em 2007, a produção de álcool hidratado ¿ usado em automóveis ¿ aumentou 45,2%, com 14,3 bilhões de litros. Já o consumo de álcool hidratado aumentou 46,1%, somando 10,4 bilhões de litros.