Título: Indústria brasileira cresce 6,6% nos últimos 12 meses
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/05/2008, Economia, p. A19

O presidente Lula anuncia a nova política industrial segunda-feira, no Rio.

A produção da indústria de fevereiro para março cresceu em 8 dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na taxa livre de influências sazonais. A maior alta foi no Ceará ¿ 7,5%. Em São Paulo, a expansão ficou em 1,9%. O Rio de Janeiro registrou queda de 1%. No acumulado de 12 meses até março, a produção industrial cresceu em todas as regiões. Na média nacional, esse avanço foi de 6,6%.

Segundo Isabela Nunes, gerente da Pesquisa Industrial Regional do IBGE, apesar de a maioria das regiões apresentar expansão na ponta da série, a indústria deu sinais de desaceleração em boa parte das regiões em março. A produção perdeu fôlego em seis regiões.

Do quarto trimestre de 2007 ao primeiro de 2008, a indústria se desacelerou com mais intensidade nos Estados de Santa Catarina (de 6,5% para 2,2%) e Minas Gerais (de 9,1% para 7,3%). Em São Paulo, o incremento da produção passou de 9,2% para 9%, diferença que o IBGE considera como uma manutenção de ritmo do setor.

O crescimento mais modesto já havia sido registrado na média da indústria nacional ¿ alta de 6,3% no primeiro trimestre, contra 7,9% no último trimestre de 2007.

A desaceleração se concentrou em março e é explicada especialmente pela greve da Receita Federal ¿ que atrasou a importação de insumos e componentes.

Política industrial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará na próxima segunda-feira uma nova política industrial para o país. O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, revelou que a iniciativa que deve abranger 24 setores da economia e atingir quatro "macrometas".

Entre as medidas que serão adotadas, aparecem desoneração de impostos, financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), desburocratização e eliminação de entraves à exportação e à concorrência internas.