O  Globo, n. 32.302, 14/01/2022. Política  p. 6

Bolsonarismo faz barulho, mas defensores da vacina dominam debate
Lucas Mathias


A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid -19 provocou a mobilização de bolsonaristas nas redes sociais, com publicações criticando a medida, mas um levantamento da Bites mostra que o debate foi dominado por perfis favoráveis à imunização.

Em um recorte de 3,5 mil contas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, 54% se engajaram contra a vacinação, considerada segura por autoridades de saúde no mundo todo — foram 82,8 mil tuítes em 90 dias. Entre as 15 publicações mais compartilhadas sobre o assunto no Twitter, no entanto, 13 apoiam a vacinação de crianças.

No quadro geral, houve 1,89 milhão de menções em português sobre o tema. As principais personalidades que falaram sobre o assunto são quase todas favoráveis a vacinar crianças, como o youtuber Felipe Neto, a ex-BBB Rafa Kalimann, a atriz Bruna Marquezine e o humorista Marcelo Adnet — a exceção da lista é o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

— Essa vitória favorável é bem expressiva, porque não teve um centro de expressão de opinião, como entre os apoiadores do presidente, em que as menções não são tão espontâneas. Mas não diria que a derrota do bolsonarismo é completa. Para esse público de apoiadores do Bolsonaro, eles conseguem ao menos colocar uma pulga atrás da orelha — analisa o diretor adjunto da Bites, André Eler.