Título: Governo comemora bonança em plena crise
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/05/2008, País, p. A2
Ministro da Fazenda admite que real tende a valorizar.
Brasília
O governo comemorou a concessão ao Brasil do grau de investimento pela agência de risco Standard & Poor`s., destacando a relevância de a nota ter vindo em um momento de crise internacional. O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, apelou para a didática, mas ficou um pouco confuso:
¿ O Brasil vive um momento mágico. Acabamos de receber a notícia de que o Brasil passou a ser um investimento grade. Não sei nem falar a palavra, mas se a gente for traduzir isso para uma linguagem que os brasileiros entendam, é que o Brasil foi declarado um país sério, que tem políticas sérias, que cuida de suas finanças com seriedade e, que por isso, passamos a ser merecedores de uma confiança internacional que há muito tempo o Brasil necessitava.
Lula disse que quando saiu de Garanhuns, em 1952, jamais imaginou que um dia os brasileiros se preocupariam com a entrada de dólar.
¿ O que recebemos foi o aval de que passamos a ser donos de nosso nariz em determinadas políticas que acharmos convenientes.
Sorridente, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, atribuiu ao sucesso da política econômica do governo Lula a nota concedida pela agência. Reconheceu, entretanto, que a notícia atrairá ainda mais capitais estrangeiros para o Brasil, o que aumentará a valorização do real em relação ao dólar.
¿ O Brasil entra no clube dos países sérios e respeitados ¿ disse, lembrando que é ainda mais importante porque chega numa época de crise financeira internacional. ¿ Mostra que, enquanto alguns países estão frágeis, o Brasil está forte. Continuamos reduzindo sua vulnerabilidade externa.
Mantega justifica que a maior credibilidade do Brasil entre os investidores internacionais deve-se ao controle da inflação e a responsabilidade fiscal mantidos pelo governo, além do crescimento sustentável da economia nos últimos anos.
¿ Apesar de estarmos em um momento de pressão de preços por causa de um choque de oferta de alimentos, os demais preços têm bom comportamento ¿ destacou. ¿ Outros países em desenvolvimento têm inflação maior. Sem os alimentos, a nossa inflação estaria entre 3% e 3,5%, que é mais ou menos a que os Estados Unidos e a União Européia têm.
O tom de festa também contagiou o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles:
¿ É um momento muito significativo para o Brasil porque o investment grade é conseguido em um momento de incerteza e instabiladade econômica internacional ¿ disse. ¿ Mostra o aumento da resistência da economia brasileira a choques externos.
O governo vinha argumentando que as agências de classificação estavam demorando para reconhecer os avanços da economia brasileira. E até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) concorda:
¿ Deveriam ter o investment grade há mais tempo. Todos os brasileiros estavam torcendo para isso.