Título: A agenda de Lula
Autor: Dirceu, José
Fonte: Jornal do Brasil, 01/05/2008, Opinião, p. A9

Dois fatos políticos importantes marcaram a última semana: a pesquisa CNT/Sensus e a entrevista do presidente Lula ao Correio Braziliense, publicada na íntegra na edição de 27 de abril. A pesquisa caiu como uma bomba na oposição e em certa mídia, já que coloca Lula como o presidente mais bem avaliado da história do Brasil. Já na entrevista, o presidente dá as diretrizes para 2010: conclama o PT e os partidos aliados a ocuparem espaço na disputa, se possível em torno de um único candidato, que terá seu total apoio. Lula quer fazer o sucessor.

A pesquisa, que dá a Lula quase 70% de aprovação e a seu governo, 57,5%, mostra que metade da população (50,4%) aprovaria um terceiro mandato e o elegeria de novo no primeiro turno, em 2010. A hipótese está descartada, uma vez que Lula e o PT têm rechaçado a proposta de um terceiro mandato.

Mas a proposta, só para registrar, é legal e constitucional, como a emenda constitucional que, em 1998, deu direito à reeleição a Fernando Henrique Cardoso, ainda que possamos ser contra, por razões políticas e do momento histórico. A verdade é que a pesquisa deixa a oposição sem discurso e agrava a falta de rumo e de propostas que vem marcando sua atuação.

Mesmo a indústria das CPIs e o jornalismo de campanha praticado pela oposição, com apoio da mídia, têm se mostrado inúteis. Basta ver o que pensa a população. A mesma pesquisa CNT/Sensus revela que os entrevistados, quando perguntados sobre o vazamento de informações dos cartões corporativos do ex-presidente FH, atribuem a responsabilidade à CPI.

Se somarmos, aos resultados da pesquisa, a situação eleitoral da oposição nas principais capitais e cidades de mais de 200 mil habitantes, veremos que, seguramente, ela sofrerá uma derrota eleitoral nas eleições municipais de outubro. E, de quebra, vai enfrentar um crescimento extraordinário do PT e do PMDB.

Daí a importância da entrevista do presidente Lula ao Correio Braziliense, onde deixa claro que terá candidato em 2010, de preferência da base do governo unida, mas seguramente um candidato do governo. Assegurou que trabalhará para eleger o seu sucessor, fazendo um chamado explícito ao PT e à sua base para ocupar o campo de disputa, logo depois das eleições municipais, com a apresentação de uma candidatura, ou de várias, e de um programa de governo.

Lula deixa claro que lutará para eleger um candidato ou candidata que dê continuidade ao projeto político que liderou nos últimos 30 anos, no qual o país confia, da mesma forma que apóia o programa que vem desenvolvendo à frente do governo, desde 2003. Simpático à candidatura de Ciro Gomes, não descarta nenhum nome e o direito de cada partido que o apóia a lançar candidatos.

Mas Lula também sinaliza que a candidatura de Aécio Neves pelo PMDB não está nos seus planos, e situa a aliança do PT e do PSB com o PSDB em Belo Horizonte como uma aliança local, sem repercussão a nível nacional ou mesmo em 2010.

Além disso, destaca que não se constrói uma candidatura sem os partidos ¿ no caso, sem o PT e a base aliada. E eu acrescentaria, também, uma ampla e forte base parlamentar e de prefeitos e governadores, enfim, uma aliança capaz de pedir e receber do país um mandato presidencial com maioria na Câmara e no Senado.

Na entrevista, o presidente insiste em que sua prioridade e a do país não pode ser a inflação ou o temor a ela. O objetivo tem de ser o aumento da produção, dos investimentos e a sustentabilidade do atual ciclo de crescimento com distribuição de renda, criação de empregos, aumentos reais de salários e amplo programa social.

Com relação ao aumento dos preços dos alimentos, conclama o setor agropecuário a incrementar a produção e deixa claro que a discussão sobre a inflação precisa ser feita sob a ótica não do aumento de juros, mas de aumento da produção e da produtividade. Um programa de desenvolvimento para o Brasil produtivo e social, para que seu sucessor ou sucessora possa aprofundar as reformas e as mudanças estruturais que o país reclama.